Parto feito em casa é visto por 2 milhões na Web; assista vídeo

Conheça Sabrina Ferigato, que resolveu compartilhar o nascimento de seu filho Lucas na internet para propagar a ideia do parto humanizado.

Sabrina e o marido beijam Lucas logo depois do nascimento do bebê, em novembro de 2011 | Vivian Scaggiante - Além D"Olhar Fotografia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A terapeuta ocupacional e sanitarista Sabrina Ferigato, de 30 anos, viu um de seus momentos mais íntimos se espalhar em blogs, sites e comentários pela rede. Mas não à toa. O nascimento de seu filho Lucas, hoje com cinco meses, foi uma iniciativa compartilhada entre ela e mulheres do grupo Samaúma, de Campinas (SP), que oferece profissionais e assistência a mães que desejam um parto humanizado.

O que Sabrina não esperava é que a iniciativa fosse vista por mais de 2 milhões de vezes no YouTube ? e despertasse reações de mães que se reconheceram em seu lugar, outras que repensaram a escolha da cesariana ou apenas se emocionaram ao longo dos 14 minutos de vídeo (o parto durou nove horas). A seguir, confira as imagens e uma entrevista com Sabrina.

Meus 5 Minutos ? Como foi a gravidez do Lucas e a escolha por esse tipo de parto, domiciliar?

Sabrina Ferigato ? A gestação do Lucas foi planejada e, como eu trabalho com um processo de humanização na saúde, desde o início procurei equipes de parto humanizado, em que é feito o menor número de intervenções possível sem deixar de lado a segurança técnica e as necessidades da mãe e do bebê. Independente de hospitalar ou domiciliar, eu queria um parto em que pudesse ser protagonista junto com meu esposo [Fernando Mercier Queiroz, turismólogo de 29 anos].

M5M ? Como foi dar à luz desta forma?

Sabrina ? Meu parto durou nove horas e nesse tempo a equipe do Samaúma monitorou constantemente a minha saúde e a do bebê para saber se poderíamos seguir assim. O Fernando, meu esposo, ficou o tempo todo ao meu lado e foi fundamental para tornar a dor mais suportável e o momento mais especial. Acho que quando se vivencia um parto com toda a intensidade, como foi o meu, a tarefa de ser mãe se torna mais fácil. O parto dessa forma foi importante para que eu amadurecesse a mãe que estava nascendo em mim.

M5M ? Por que você resolveu compartilhar esse momento tão pessoal na internet?

Sabrina ? A ideia veio da Vívian Scaggiante, da Além D?Olhar Fotografia e do grupo Samaúma, e resolvemos divulgar para militar pelos direitos das mulheres de ter um parto humanizado, respeitoso. Mas eu jamais esperei tanta repercussão. O fator positivo foi ver o vídeo movimentando mentes e corações no Brasil e iniciando uma discussão importante de saúde pública, até mesmo em blogs específicos sobre o tema.

M5M ? Você recebeu mensagens de mulheres de todo o Brasil, e até do exterior, por conta do vídeo. O que leu nesses relatos?

Sabrina ? A maioria das mães que me escreveram agradeceu a iniciativa de ter compartilhado um momento como esse e disse se sentir tocada pela experiência. Outras se inspiraram a fazer partos humanizados, e outras ainda rememoraram seus partos a partir do meu, o que é legal. Mas é importante falar que o vídeo não tem a expectativa de romantizar o parto, e sim de torná-lo um momento singular para cada família, sem precisar estar relacionado a procedimentos médicos, como uma doença. Cada parto é único, e é isso que procuramos respeitar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES