Passageira de ônibus chamada de “velha desgraçada” ganha indenização

Ela foi impedida de descer no ponto onde queria e confusão acabou em um terminal

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O TJDF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) condenou a empresa de transporte público Expresso São José a pagar indenização a uma passageira que foi chamada de ?velha desgraçada? por um motorista de ônibus. O acusado ainda disse para a vítima ?ir para o inferno?. A empresa foi condenada por danos morais e o valor da indenização é de R$ 500. Não cabe à empresa entrar com recurso contra a decisão judicial.

Segundo a Justiça, o caso aconteceu no trajeto entre o Plano Piloto e o Recanto das Emas (DF). A passageira não estava com a carteira que dava o direito de viajar gratuitamente, mostrou sua carteira de identidade e o motorista não permitiu que ela desembarcasse pela porta da frente do veículo. A agressão verbal aconteceu diante de vários passageiros e alguns ainda gritavam ?mostra a carteirinha?.

A empresa alegou à Justiça que o motorista agiu corretamente ao não permitir o desembarque da passageira pela porta dianteira, o que seria uma norma da viação.

Por conta da discussão, a passageira foi impedida de desembarcar no ponto onde desejava e ficou retida no coletivo até a chegada ao terminal do Recanto das Emas. Lá houve outros atritos entre o motorista e o filho da vítima, que foi até o local. Uma testemunha do caso, disse que o motorista agiu de forma ofensiva com a passageira e que ela não chegou a agir de forma grosseira com o acusado.

O juiz responsável pelo caso afirmou que "a agressão moral partiu do motorista, pessoa que deveria estar preparada para lidar com o público. Ainda que a autora estivesse sem a sua identificação, o que tornaria legítima a recusa para descer pela porta dianteira, isso não confere ao motorista o direito de proferir palavras agressivas e carregadas de ofensas a uma pessoa idosa?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES