Passagens de ônibus vão cair 20% em THE

Governador Wellington Dias anunciou a retirada da cobrança de alíquota de 17% de ICMS

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias (PT) acertou nesta segunda-feira, dia 17, com o presidente do Setut (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina), Alberlan Sousa, o an?ncio da retirada da cobran?a de al?quota de 17% de ICMS (Imposto sobre Circula??o de Mercadorias e Servi?os) do ?leo diesel para os ?nibus urbanos para o dia 1o- de maio, o Dia do Trabalhador.

Wellington Dias afirmou que est? acertando a retirada da cobran?a do ICMS do ?leo diesel com o prefeito de Teresina, S?lvio Mendes (PSDB).

?Estamos fechando os acertos para a redu??o do ICMS do ?leo diesel vinculada ? redu??o das passagens de ?nibus. Eu falei com o prefeito S?lvio Mendes e o nosso interesse ? reduzir o pre?o das passagens de ?nibus?, falou o governador Wellington Dias, antes do caf? da manh? oferecido para a reabertura do Parque Zoobot?nico de Teresina.

Alberlan Sousa disse que os estudos est?o sendo feitos pela Prefeitura de Teresina e Governo do Estado. ?Quem tem acesso ? planilha ? o poder p?blico?, afirmou Sousa.

O deputado federal Osmar J?nior, do PC do B, afirmou que com a redu??o das al?quotas de impostos as passagens de ?nibus ficar?o 20% mais baratas. O pre?o de ?nibus hoje ? de R$ 1,60.

Alberlan Sousa declarou que os c?lculos matem?ticos ir?o apontar o impacto da desonera??o do ICMS no combust?vel sobre a passagem de ?nibus. Ele afirmou que em alguns Estados brasileiros ocorreu a anistia do pagamento de IPVA (Imposto sobre Ve?culos Automotores) para os ?nibus como ? hoje para os t?xis.

O prefeito S?lvio Mendes est? estudando a redu??o da cobran?a do ISS (Imposto Sobre Servi?o) dos atuais 3% para 2% para as empresas de ?nibus urbanos. Sousa declarou que em Fortaleza a al?quota do ISS para as empresas de ?nibus urbanos foi reduzida de 5% para 2%.

?O principal item, o que tem o maior impacto, ? o combust?vel?, falou o diretor administrativo do Setut, Mauro Cordeiro, informando que a al?quota de ICMS para combust?vel atinge at? 24%.

Ele informou que a redu??o da al?quota de ICMS reduziu o pre?o da passagem de ?nibus em Recife (PE). ?Em algumas cidades baixa a tarifa e em outras empata, impedindo o aumento?, falou Alberlan Sousa.

DESONERA??O DO ICMS ATINGE COMBUST?VEL E FROTA DE ?NIBUS

O deputado federal Osmar J?nior declarou que a desonera??o fiscal do combust?vel. ?Isso significa a retirada dos impostos incidentes sobre os insumos b?sicos do sistema?, declarou Osmar J?nior, ex-secret?rio municipal de Transporte de Teresina. ?O Brasil criou o carro popular, que ? o autom?vel, mas em minha opini?o o carro popular na realidade ? o ?nibus. Se voc? desonerar os impostos dos ?nibus, voc? vai reduzir consideravelmente a tarifa?, falou.

Podem ser reduzidos os impostos federais como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o PIS Confins, estaduais como o ICMS sobre os combust?veis e sobre a frota e municipais como o ISS. ?Com a retirada desses impostos, a redu??o da tarifa ficar? em torno de 20%?, declarou Osmar J?nior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES