Patriarcado: saiba quem é o grande vilão da vida das mulheres

A conjuntura que vem do patriarcalismo diminui a presença das mulheres no mercado de trabalho, na política e também pode levar a morte

Segundo Fabíola Lemos, as mulheres são sabotadas nas potencialidades- | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É um fato inegável que as mulheres têm menor espaço no mercado de trabalho, na política e em espaços sociais. O salário pago a elas é 20% menor que o dos homens, de acordo com o IBGE. Além disso, homens não são mortos pelo fato de serem homens. As mulheres sim.

Neste contexto, o maior vilão da vida da mulher é o homem, principalmente aquele embebido em uma conjuntura patriarcal. A partir de uma cultura enraizada onde os homens aparecem com superioridade às mulheres e elas são vistas como "posse", elas têm a vida prejudicada.

A partir do patriarcado se constroem narrativas violentas - reproduçãoSistema social

O patriarcado, por definição, é como se fosse um sistema social baseado em uma cultura que favorece os homens. É como se fosse um pacto que é selado, em especial, entre homens brancos, cisgêneros e heterossexuais. Há uma proteção mútua entre eles, que termina sendo extremamente danoso para elas.

A partir do patriarcado se constroem narrativas violentas. Ditados populares como "história de marido e mulher ninguém mete a colher", por exemplo. Antes de meter a colher, um feminicídio pode acontecer na casa do vizinho. Ou pior, na casa da filha com o genro. Ou da mãe e do pai.

Cada vez mais próximo da sociedade, independente da classe social, o patriarcado reverbera em abusos, estupros e mortes. Uma menina estuprada, por exemplo, é questionada sobre a roupa que usava, o lugar que frequentava ou se estava bebendo.

Marcela Barbosa, socióloga. Crédito: Divulgação.

Relação de opressão que perdura

A socióloga Marcela Barbosa lembra que, segundo os estudo de Heleieth Saffioti, uma das maiores pesquisadoras da violência de gênero no Brasil, "o patriarcado configura-se com uma relação de opressão e exploração de um gênero sobre outro, no caso o masculino sobre o feminino que submete as mulheres em uma condição de opressão e submissão".

A educação é uma luz no fim do túnel para segurança das mulheres - Arquivo MN

Violência de gênero

Sendo assim, a configuração social, por si só, gera muitos efeitos negativos para as mulheres. "Um dos casos mais gritantes que o patriarcado pode proporcionar é a violência de gênero em todas as suas dimensões, em especial a violência sexual, doméstica e familiar e feminicídio", define Marcela Barbosa.

O patriarcado está presente em vários espaços na sociedade e pode ser identificado nos discursos, nas atitudes, nas relações de trabalho que apresentam desigualdade de gênero, nas relações de poder, na vida política, na família e até nos relacionamentos. 

"Além disso, o patriarcado perpassa as questões étnica/racial, a classe social, a orientação sexual. Portanto, ele age em todas as esferas da vida social e as mulheres dentro do nosso contexto histórico e social sofrem mais", considera a estudiosa em gênero.

O uso da violência passa a ser legítimo na sociedade e é preciso mudar isso- reprodução

Um sistema que desumaniza a mulher

Para Fabíola Lemos, socióloga, a principal mazela do patriarcado é retirar a mulher da configuração de humanidade. É como se esta conjuntura defendesse uma verdadeira destruição de mais da metade da população mundial, que é composta pelo gênero feminino.

Ela explica que esse processo prejudica a mulher em vários setores, diminuindo o potencial da mulher na sociedade. "O patriarcado é a desumanização e o aniquilamento do feminino. Mulheres são sabotadas em suas potencialidades, assumindo um papel de subserviência ao homem. Nesse sentido, o uso da violência passa a ser legítimo, para manter o controle de seus corpos", considera.

Sonhar com um mundo de iguais oportunidades entre homens e mulheres depende da desconstrução do patriarcalismo. "O patriarcado é um sistema de ordenamento cultural, centrado em torno do gênero masculino. Nesse aspecto, a garantia da segurança e liberdade do homem, se dá em torno da perda da segurança e da liberdade da mulher", acrescenta Fabíola Lemos.

Segundo Fabíola Lemos, as mulheres são sabotadas em suas potencialidades- José Alves Filho

Cultura do estupro

O patriarcado é interinstitucional. "Ele está presente em todas as instituições de controle e socialização. Família, escola, religião, ciência, religião e Estado. Um controle permanente que vai desde a esfera privada à pública. Como afirma Michel Foucault: o corpo mais controlado da História", considera a socióloga.

O estupro de uma mulher, por exemplo, acontece dentro deste contexto. 

"A cultura do estupro, só é possível operar, onde exista um sistema de desumanização da mulher. O patriarcado, cria as condições de sanções ao corpo 'indócil'. Se a mulher está com uma roupa 'inadequada' ou em um local de 'liberdade', o estupro torna-se legítimo e aceitável aos olhos da sociedade", revela.

A educação é uma luz no fim do túnel para a segurança das mulheres. "A educação é a forma mais eficiente de combater o patriarcado. Uma educação que elimine a normatização de papéis e performances a partir do gênero. Na medida em que meninos são socializados pela ideia de que o masculino se realiza na violência e na misoginia, a vida das mulheres tornam-se automaticamente, ameaçadas", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES