Pedagoga mostra a importância do uso da mediação nas escolas

A mediadora e profissional da educação, Elisângela Santos, mostra a importância da mediação de conflitos no espaço escolar

Eli Lopes recebe mediadora no Chega Mais | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabe o que é mediação e a importância da aplicação desta técnica no âmbito escolar? Esta é uma clássica forma de solução de conflitos onde uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre duas partes conflitantes. 

No programa Chega Mais, apresentado nesta quinta-feira (16) por Eli Lopes, os telespectadores puderam saber mais sobre o tema com Elisângela Santos. Os resultados são positivos em vários espaços sociais, inclusive no ambiente educacional. 

Eli Lopes e a mediadora Elisângela. Crédito: Lucrécio Arrais.

A pedagoga e mediadora Elisângela Santos explica a importância de incluir a mediação nas escolas como uma forma de fomentar o que ela chama de "Cultura da Paz". 

“A mediação não trata apenas de bullying que aconteceu com uma criança. Temos professores, funcionários. Existe um universo muito grande”, revela.

Elisângela Santos. Crédito: Lucrécio Arrais.

Elisângela conta que a mediação pode ser utilizada como estratégia para evitar, inclusive, casos de agressão, por exemplo. 

“Hoje existe uma violência muito grande nas escolas. Seria necessário treinar essas pessoas para viver o conflito, que acontece desde o início do mundo. É algo bíblico”, acrescenta.

O mediador deve estar inserido dentro de uma equipe multidisciplinar.

“Existem casos de alunos que machucam os professores. E quando falamos na escola, temos que falar de forma geral, da comunidade onde estamos. Os pais também estão no contexto. No meio de tudo isso tem crianças e adolescentes passando por tanta dificuldade. Precisa de um trabalho de equipe, não só com o mediador, mas também com psicólogo, assistente social", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES