Pedestres invadem aeroporto do Santos Dumont e interrompem voos

Incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (14)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comando do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica, informou que vai investigar um incidente que aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) envolvendo um grupo de pedestres que cruzou parte da pista na cabeceira do Aeroporto Santos Dumont provocando a interrupção das manobras de pousos e decolagens.

Pelo menos uma aeronave teve que abortar o voo e um segundo avião, que fazia a aproximação para pousar, foi forçado a arremeter. Passageiros das aeronaves relatam um grande susto.

De acordo com o tenente-brigadeiro Carlos Voyk de Aquino, diretor-geral do Decea, as circunstâncias da invasão serão investigadas.

"Incidentes assim não são comuns e nós vamos abrir uma investigação para saber exatamente o que aconteceu. O que eu posso dizer é que não houve falha no sistema, que funcionou. A falha foi de usuários que não obedeceram o aviso de parar", afirmou o diretor-geral do Decea.

O incidente aconteceu por volta das 8h15m, duas horas do início de uma coletiva reunindo os comandantes do Decea, do Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) para falar da segurança que a Aeronáutica irá implantar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Todos estavam reunidos quando a informação do incidente chegou.

O coronel aviador Luiz Roberto Barbosa Medeiros, chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) informou que uma investigação preliminar, determinada pelo comando do Decae, revelou que ignorando a sinalização (há cancelas e sinais) um grupo de pedestres cruzou à cabeceira do Aeroporto Santos Dumont na altura da Avenida Sílvio de Noronha (que dá acesso à Escola Naval) interrompendo o tráfego aéreo.

Segundo o coronel Medeiros, o piloto de um avião da TAM 3908 (que se aproximava da pista para pousar) percebeu o risco e avisou a torre de controle que iria arremeter. Imediatamente, o comando do controle aéreo do Santos Dumont determinou que as decolagens fossem suspensas. Um avião da Avianca (voo 6220) que já estava na pista e se preparava para voar, interrompeu a decolagem.

"A investigação vai identificar as circunstâncias do incidente. O processo é para avaliar medidas que aumentem à segurança das operações no Aeroporto", afirmou o coronel Medeiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES