Pedro II e Lagoa de São Francisco recebem lavatórios para volta às aulas

Ao todo, 22 escolas de dois municípios foram equipadas com lavatórios móveis, que vão garantir que alunos deixem de lavar a mão com água armazenada em bacias e detergente de louça

Pedro II e Lagoa de São Francisco recebem lavatórios para volta às aulas | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos de escolas municipais do semiárido piauiense terão um incentivo a mais para voltarem às aulas este ano. E nem se trata de algo inovador: se para muitas escolas do país ter água, sabão, pia e torneira para higiene dos estudantes é uma regra, para elas será uma novidade em 2022. 

Essa medida essencial para manter a higiene em meio à pandemia da covid-19 foi possível graças ao projeto 'Água, Saneamento e Higiene', desenvolvido numa parceria entre ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência), com execução da organização Kolping Piauí.

Pedro II e Lagoa de São Francisco recebem lavatórios para volta às aulas- Foto: Reprodução

Ao todo, 22 escolas de dois municípios foram equipadas com lavatórios móveis, que vão garantir que alunos deixem de lavar a mão com água armazenada em bacias e detergente de louça, como era feito até então. Essa é a segunda fase do projeto, que na sua primeira edição beneficiou 13 escolas da rede municipal de ensino de Goiana (PE). Segundo Raimundo João da Silva, coordenador da Kolping do Piauí, a ação vem suprir um déficit histórico no acesso à água por estudantes nessas regiões.

"Neste momento de pandemia, a falta de água nas escolas é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos da região do semiárido piauiense, que alterna ciclos de chuva e longos períodos de estiagem", diz. Ao todo foram contempladas escolas da rede municipal dos municípios Pedro II e Lagoa de São Francisco. Os lavatórios vão atender aos 2.755 estudantes das áreas urbana e rural dessas cidades.

"Queremos garantir o direito de crianças e adolescentes à educação com ações essenciais. Essa reabertura deve ocorrer com segurança, preservando a saúde também de profissionais da educação e das famílias", completa Silva.

Além dos lavatórios, o projeto atua em outras frentes no combate à covid-19 e alcança também a pobreza menstrual. "Em cada município foi assegurado investimento não só na aquisição de lavatórios de mãos, mas de máscaras e materiais de higiene — dentre eles absorventes — para serem entregue às crianças e adolescentes", ressalta. 

Chegada comemorada

Em Lagoa de São Francisco, a chegada do projeto foi comemorada. "A gente entende que o fornecimento de água potável, saneamento e condições higiênicas são essenciais para prevenir e proteger a saúde. Recebemos essa parceria com grande entusiasmo", diz Marcielle Freire, coordenadora de programas educacionais do município.

Em setembro de 2021, o Conselho Municipal de Educação decidiu, no plano de execução escolar, a volta às aulas de forma gradativa e híbrida. O retorno presencial das crianças está marcado para o dia 7 de fevereiro. Foram beneficiadas todas as 11 escolas do município, entre zonas rural e urbana, contemplando os 1.998 alunos da rede de ensino. 

Para a coordenadora, a distribuição de absorventes para meninas deve ter um impacto significativo. "Foi feito um estudo que comprova: o motivo da evasão escolar de meninas que iniciam o ciclo menstrual é gritante. A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a itens de higiene menstrual, falta de acesso a redes de saneamento, água e esgoto, principalmente".

Campanha de rádio

Um outro aliado para ajudar na volta às aulas de maneira segura é a campanha de rádio 'Acesso à água e higiene na volta às aulas como direito humano'. O material gravado traz temas como uso da água para higiene das mãos, de máscaras e do álcool em gel na prevenção contra a covid-19 nas escolas. Os jingles são transmitidos pela rádio Itamaraty FM, que alcança 43 municípios do território dos Cocais no Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES