Pela 1ª vez, temperatura global fica 2°C acima da era pré-industrial

Dados do Copernicus (C3S) mostram que recorde foi batido na sexta (17): anomalia foi de 2,07°C.

Pela 1ª vez, temperatura global fica 2°C acima da era pré-industrial | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 17 de novembro, sexta-feira, o mundo atingiu um marco preocupante no contexto climático: pela primeira vez, a média global de temperatura ultrapassou a marca de 2°C de anomalia, atingindo precisamente 2,07°C acima dos níveis pré-industriais (1850-1900). O valor provisório para o sábado (18) foi de 2,06°C.

Quando a comparação é restrita ao período mais recente de 1991 a 2020, a anomalia indica um aumento de 1,17°C em relação à média registrada. Esses marcos históricos foram anunciados pela diretora adjunta do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Copernicus (C3S), Sam Burgess, e posteriormente foram confirmados pelo próprio C3S.

O recorde de calor ocorre em um ano caracterizado pela intensa influência do fenômeno El Niño e pela amplificação dos efeitos das mudanças climáticas induzidas pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Estes últimos são gerados principalmente por atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

Os dados apontam para uma tendência alarmante no cenário global. O pesquisador Carlos Nobre, reconhecido internacionalmente pelos estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas, explica que o fenômeno El Niño contribui para o aumento do calor no verão e para um inverno menos rigoroso, alterando a distribuição das chuvas.

Em 2016, durante outro episódio de El Niño, o mundo também registrou recordes de calor, mas a anomalia na temperatura foi de 0,94°C, aproximadamente a metade do valor verificado agora. Para Carlos Nobre, esse aumento é resultado da maior emissão de gases do efeito estufa.

"Para entender esse recorde, a gente olha para as emissões de carbono. Em 2022 tivemos um recorde de emissões e as estimativas mostram que 2023 vai bater esse recorde. Quando vemos isso, percebemos que a alta era o esperado", explica.

Na mesma direção, Luciana Gatti, pesquisadora do Inpe especialista em emissão de carbono, afirma que a principal conclusão a partir destes dados é que os aumentos de temperatura e o aumento dos eventos extremos estão mais acelerados do que os modelos previam.

"A gente tem que observar essas mudanças e se perguntar se o colapso climático já não começou, se já não temos tempo de esperar 2030. Quantas pessoas mais vão ter que morrer para entendermos que é preciso mudança? ", afirma Luciana Gatti.

Segundo o Copernicus, o mês de outubro de 2023, foi o mais quente já registrado em nível mundial, com uma temperatura média do ar à superfície de 15,3°C, o que representa 0,85°C acima da média de outubro de 1991 a 2020 e 0,4°C acima do outubro mais quente anterior, em 2019.

A anomalia da temperatura global para outubro de 2023 foi a segunda mais alta em todos os meses do conjunto de dados ERA5, atrás de setembro de 2023.

O mês como um todo foi 1,7°C mais quente do que uma estimativa da média de outubro para 1850-1900, o período de referência pré-industrial. E por causa de tudo isso, 2023 deve terminar como o ano mais quente em 125 mil anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES