Pelotão Mirim do Parque Lagoas do Norte terá acompanhamento

Muito mais que uma atividade semanal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito mais que uma atividade semanal. O Pelotão Mirim, do 9 Batalhão de Polícia Militar vai virar um projeto piloto de acompanhamento integral de 200 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos na região do Programa Lagoas do Norte, especificamente no bairro São Joaquim. Com apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTCAS), o projeto reuniu na noite da última quinta-feira (25), em uma das quadras do Parque, as mães das crianças, que foram apresentadas à equipe que passa a acompanhar as famílias.

"O Pelotão Mirim atua em toda Teresina semanalmente, orientando as crianças com atividades que envolvem disciplina, organização e compromisso social. Com a parceria do Programa Lagoas do Norte e da SEMTCAS, vamos passar a acompanhar mais de perto as famílias, garantindo lanche, acompanhamento escolar promovendo ações de cidadania e investindo na criação de vínculos delas com as famílias", explica Conceição Ferreira, coordenadora social do Programa Lagoas do Norte.

Através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da região, as famílias também receberão atenção especial. "Vamos ficar atentos porque são famílias com vulnerabilidade social, que vivem numa região onde é alto o índice de consumo de drogas e violência. Por isso vamos unir esforços para garantir que essas crianças e adolescentes possam viver em paz, como toda criança precisa e merece", disse Zeneide Barros, do CRAS do São Joaquim.

A empregada doméstica Rosilene Santos tem um filho de 10 anos que participa do Pelotão Mirim. Ela saiu do trabalho mais cedo para ouvir os assistentes sociais e os policiais militares e se animou com o projeto. " Eu já gostava e agora vi que vai melhorar demais. É uma segurança para nós, mães, que passamos o dia trabalhando, saber que nossos filhos vão ser acompanhados. Só eles estarem longe das drogas já é um alívio para gente", disse.

Com o desenvolvimento do projeto, as crianças, que se reúnem aos sábados na Escola Municipal Antônio Gayoso, vão se tornar parceiras do Programa Lagoas do Norte, ajudando a fiscalizar o Parque. "Sempre trabalhamos oficinas lúdicas, palestras e atividades sobre reciclagem, cuidados com o meio ambiente. Agora, com essa parceria, vamos poder ter mais apoio e estrutura para desenvolver um trabalho mais completo e ainda melhor, sempre pensando no futuro das crianças e ficando atentos sobre qualquer problema, como possíveis abusos, abandono, problemas na escola", destacou a Cabo Nadja, da Polícia Militar do Piauí.

A ideia é que, com o sucesso desse projeto piloto, ele possa ser estendido para toda Teresina. "O programa Lagoas do Norte abraçou o Pelotão Mirim do 9 Batalhão porque o nosso objetivo é muito mais que garantir a preservação ambiental da região. Nossa preocupação é com as pessoas; e as crianças são nossas grandes aliadas na garantia da sobrevivência desse bem maior que é a natureza, e da implementação de ações que vão fazer a diferença para suas famílias", destacou Jorgenei Moraes, gerente do Parque Lagoas do Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES