Perfuração de 1º poço da Bacia de São Francisco será em 2009

Perfuração de 1º poço da Bacia de São Francisco será em 2009

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O gerente de Planejamento da Produ??o de G?s de Explora??o e Produ??o (E&P) da Petrobras, Mauro da Silva Sant"Anna, revelou que a estatal dever? perfurar, em 2009, o primeiro po?o na Bacia de S?o Francisco, ?rea em terra tida pelo mercado com grande potencial para o g?s natural. "At? agora nada foi descoberto nessa regi?o, porque ainda n?o foi perfurado nenhum po?o. Em 2008, ser?o conduzidas pesquisas s?smicas. A perfura??o do primeiro po?o est? previsto para ocorrer em 2009", disse o executivo, que participou nesta quarta-feira, 30, em S?o Paulo, da 4? Confer?ncia Anual sobre o Mercado de G?s, promovido pelo IIR.

O executivo contou que a Petrobras det?m v?rios blocos na regi?o, alguns deles em parceria com a British Gas (BG). Segundo ele, o potencial de g?s da ?rea ? indiscut?vel, s? que a descoberta pode n?o ser t?o f?cil. O gerente lembrou que a Bacia do S?o Francisco ? a mais antiga do Brasil em termo de idade geol?gica. "A segunda mais antiga ? a Bacia do Amazonas, onde temos entre 40 e 50 anos de trabalho e descobrimos uma reserva relativamente pequena perto do tamanho da ?rea. Isso porque as bacias paleoz?icas s?o dif?ceis", comparou.

Apesar disso, o executivo garantiu que a Bacia do S?o Francisco n?o perdeu prioridade no planejamento da companhia, at? porque existe um compromisso firmado com a Ag?ncia Nacional de Petr?leo, G?s Natural e Biocombust?veis (ANP). "Agora, se houver descoberta de g?s ser? uma excelente not?cia, porque g?s em terra normalmente ? mais barato", afirmou Sant"Anna.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES