Permissionários reclamam de reforma do setor de hortifruti do Mercado do Dirceu em Teresina

A nova cobertura para aquele setor é uma reivindicação antiga dos comerciantes. Mas o projeto, segundo eles, não agradou, pelo fato de que a estrutura não os protege nem do sol e nem da chuva

Mercado do Dirceu | Victor Gabriel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os permissionários do setor de hortifruti do Mercado do Dirceu I, zona Sudeste de Teresina, não estão nada satisfeitos com a reforma que está sendo realizada na cobertura do espaço local. Isso porque a nova cobertura, que está em fase de construção, é ineficaz, e eles reclamam que essa estrutura não os protege nem do sol e nem da chuva. Segundo relatos, em razão do sol, parte das frutas e verduras ofertadas nas bancas acaba estragando.

Uma nova cobertura para aquele setor é uma reivindicação antiga dos comerciantes. Mas o projeto oferecido pela Prefeitura Municipal de Teresina não agradou ninguém. “Nós estamos aqui pegando sol e chuva do mesmo jeito, aqui não melhorou nada. A chuva continua molhando tudo e o sol continua castigando a gente. Isso é pura propaganda enganosa esse teto aí”, aponta a permissionária Josileia de Sousa.

Segundo os comerciantes, a cobertura não os protege do sol e da chuva porque é muito alta, e não há nenhum toldo para conter as intempéries do tempo: “Eles deveriam terminar isso aí logo e fazer alguma coisa pra tampar o sol, porque já está insuportável pra gente ficar nessas condições. Isso aí que eles estão fazendo é muito alto, o sol entra todinho e prejudica a gente, e muito”, atesta a também comerciante Josilene Rodrigues.

O problema tem gerado muitos inconvenientes, mas o que mais deixa os permissionários revoltados é a perda de mercadorias: “Aqui a gente perde muita coisa por causa da chuva, apodrece a mercadoria e o prejuízo é enorme.

Banana e uva, principalmente, que não podem pegar quentura. De manhã a banana está madura e de tarde ela já tá é preta de tanto sol. Estou perdendo, por dia, 30% da minha mercadoria”, reclama Josileia.

Eles cobram uma estrutura nas laterais que possa evitar a incidência solar sobre a mercadoria: “Se fosse uma cobertura que eles colocassem uma proteção nas laterais para evitar o sol e a chuva, seria bem melhor. Não tem a menor condição de ficar desse jeito. Está bem pior do que estava antes”, atesta Josilene.

Sombrinhas são usadas para evitar o sol

O que confirma o problema apontado pelas irmãs Josilene e Josileia é a grande quantidade de comerciantes usando sombrinhas embaixo da construção do novo teto, que já está em fase de finalização e acabamento. Todo mundo acaba encontrando uma alternativa para amenizar os prejuízos causados pelo sol, inclusive cobrindo a mercadoria com plástico ou papelão.


Enquanto isso, quem sofre são os permissionários, que apesar da reforma, continuam prejudicados: “Se eles fizessem uma coisa legal, ia ficar muito bonito. Porque de fato está ficando bonito, mas não adianta ter uma coisa lá linda e majestosa, mas que não funciona de jeito nenhum, né?”, finaliza Josileia.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES