Pernambuco decreta situação de emergência por superlotação de UTIs infantis

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o Estado vive um período de sazonalidade para vírus respiratórios.

Pernambuco decreta situação de emergência por superlotação de UTIs infantis | TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora do Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), decretou situação de emergência em saúde pública devido à superlotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica no Estado. O problema ocorre devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), causados por vírus.

De acordo com a Central de Regulação de Leitos, há 85 bebês e crianças esperando por uma vaga de UTI na rede pública de Pernambuco. Somente em 2023, foram registrados mais de 2 mil casos de Srag entre menores de 10 anos, com mais de 30 mortes confirmadas.

Conforme o Diário Oficial divulgado nesta terça-feira (20), a emergência em saúde pública é válida por 90 dias, mas pode ser prorrogada, se for necessário. A medida autoriza a adoção de "medidas urgentes voltadas à prevenção, controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil"

O decreto também afirma que o avanço dos casos de Srag tem deixado superlotadas as emergências dos hospitais, "com expressiva taxa de ocupação de leitos". Segundo a governadora, é necessária a abertura de leitos, em especial de UTIs neonatais e pediátricas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o Estado vive um período de sazonalidade para vírus respiratórios, resultando na alta demanda por leitos especializados na rede pública de saúde.

Até o dia 16 de junho, Pernambuco tinha 219 leitos de UTI pediátrica, e todos estavam ocupados. Entre abril e junho, 90 leitos de UTI foram abertos, sendo 70 pediátricos, 10 pediátricos cardiológicos e 10 obstétricos. Porém, não foram suficientes para a necessidade. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES