Pescadora à deriva se alimentava de peixe cru; marido infartou no barco

Casal ficou desaparecido por uma semana. De acordo com relatos da mulher à família e à polícia, o homem sofreu um infarto durante a pescaria

Helicóptero da Marinha fez o resgate da pescadora no Rio Negro | Foto: Divulgação/Marinha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a família do casal, a pescadora Maria das Graças Mota Bernardo, de 64 anos, que ficou à deriva no Amazonas por quase uma semana, se alimentava de peixe cru durante o período em que esteve perdida. Além disso, ela chegou a defender o corpo do marido dos urubus. O resgate aconteceu na terça-feira (4) e infelizmente, José Nilson de Souza Bernardo, de 69 anos, que estava pescando com a esposa, faleceu devido a um infarto

Em entrevista ao G1, Cristiane Bernardo, filha do casal, relatou como a mãe conseguiu sobreviver e proteger o corpo do marido enquanto a embarcação em que estavam ficou à deriva no Rio Negro.

Cristiane, filha do casal, relatou que seus pais saíram da Comunidade Carão, próxima à cidade de Novo Airão, às 5h da manhã de quarta-feira da semana anterior, dia 29 de março, para pescar. Eles navegaram pelo Rio Negro em direção a Novo Airão e, ao chegarem lá, o marido colocou a malhadeira na água e pegou alguns peixes, que foram armazenados em gelo.

Segundo os relatos de Maria das Graças à família, por volta de meia-noite da quarta-feira, primeiro dia de pesca, José Nilson começou a se sentir mal e acabou falecendo. "Ela disse que ele levantou, deu grito e caiu. Ele levantou da rede com dificuldade. Ela pegou, ela levantou a cabeça dele e ele deu o último suspiro", relatou Cristiane. 

Pescadora Maria das Graças Mota Bernardo resgatada após ficar à deriva no Amazonas — Foto: Grupo de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil 

Segundo Cristiane, nos primeiros dias em que ficou à deriva, Maria das Graças se alimentou de peixe cru e farinha. No entanto, quando acabaram os mantimentos, ela teve que se contentar com água, farinha misturada com água e suco de limão puro.

Enfrentando condições climáticas adversas, Maria das Graças teve que proteger o corpo do marido de animais sob sol e chuva. Segundo relato da filha do casal, Cristiane, os urubus começaram a pousar na canoa onde estavam e a pescadora teve que afugentá-los. Ela também colocou lençóis e a lona do toldo sobre o corpo de José Nilson para protegê-lo de abelhas e mosquitos.

Na manhã de terça-feira (4), a Marinha encontrou uma embarcação à deriva no Rio Negro, perto da região de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, com um casal a bordo. Após receber os primeiros socorros e atendimento, Maria das Graças foi helitransportada até Manaus e encaminhada para um hospital de referência da rede pública de saúde.

Canoa do casal foi encontrada presa em árvore com peixes podres. — Foto: Divulgação 

Na manhã desta quarta-feira, Cristiane relatou que a mãe já recebeu alta. Infelizmente, José Nilton não resistiu e seu corpo foi transportado pelos Bombeiros ao necrotério do hospital de Novo Airão. A família busca transferir o corpo para Manaus para realizar o sepultamento. A Marinha anunciou a abertura de um inquérito para investigar o caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES