Pescadores tiram do mar no lugar de peixe, lixo para o sustento

Os homens saem para o mar duas vezes por semana com a missão de, em 12 meses, retirar da Baía cem toneladas de lixo.

Pescadores na Ilha trocam peixe por lixo para sustento | Custódio Coimbra / Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pescador Samuel Bittencourt trocou a Baixada Fluminense por outro local de trabalho. Segundo ele, onde pescava antes já não há mais quase peixe.

— Hoje, a pesca na Baía de Guanabara está falida. Tem semana que não paga nem a despesa de ir para o mar. Na semana passada, não deu nem cem quilos. Então, parei. Só vou voltar a pescar em novembro, depois do inverno.

Pescadores agora recolhem o lixo no lugar de pescar peixes - Custódio Coimbra / Agência O Globo

Causa da poluição

O pescado quase sumiu em menos de duas décadas do  litoral em parte por causa da poluição e hoje os pescadores, por ironia ganham para recolher resíduos da Baía de Guanabara.

O trabalho faz parte de uma sofisticada engrenagem de compensação ambiental: através do Instituto BVRio, o projeto é financiado pela empresa social italiana Ogyre, especializada em lixo no mar e que atua no mercado internacional de créditos de logística reversa.

Cooperativas

Os homens saem para o mar duas vezes por semana com a missão de, em 12 meses, retirar da Baía cem toneladas de lixo. O material, após ser todo separado, segue para cooperativas de reciclagem. Na primeira etapa da ação, de dezembro a março, 20% tiveram reaproveitamento. O que não pode ser reciclado vai para o aterro sanitário.

No Brasil, ao longo de 8.500 km de costa, existem por volta de 270 municípios costeiros, esses números ilustram o tamanho do desafio do combate ao lixo no mar.

reprodução internet 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES