Pesquisa aponta crescimento em buscas por viagens no Brasil

Levantamento da Expedia mostra que brasileiros estão retomando a confiança em viajar e destinos nacionais são os mais visados

A cidade de Campos do Jordão (SP) é um dos destinos mais procurados para viagens ainda este ano, segundo estudo | Marco Ankosqui/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Campos do Jordão (SP) é um dos destinos mais procurados para viagens ainda este ano, segundo estudo. Crédito: Marco Ankosqui/MTur

Pesquisas de opinião apontam, de forma cada vez mais evidente, que o turismo no Brasil está voltando a decolar. Um levantamento realizado pela plataforma online Expedia constatou um aumento na busca por viagens no país para os meses de agosto a outubro deste ano. Dentre as cidades mais procuradas estão Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Porto de Galinhas (PE).

De acordo com o estudo, durante o mês de julho de 2020, a pesquisa por viagens no Brasil para os meses de agosto a outubro teve um crescimento médio de 30% a cada semana. A semana do dia 20 foi a que mais se destacou, com alta de aproximadamente 50% comparado aos sete dias anteriores.

Os dados também revelam que o perfil atual do turista tende a buscar viagens de deslocamento mais curto e em períodos mais próximos, evitando planejamento a longo prazo. Considerando as consultas realizadas em julho, os meses de agosto a outubro deste ano tiveram uma procura 100% maior do que as buscas para os meses do verão de 2020/2021, considerado alta temporada.

Embora o mês de agosto tenha sido o mais cotado, também houve alta de quase 40% nas buscas por hotéis e pousadas em setembro e outubro. De toda a procura por hospedagens em destinos brasileiros, 75% foi realizada por viajantes domésticos. Dentre a demanda internacional, a pesquisa apontou que os norte-americanos são os mais interessados em visitar o Brasil.

ALTA NO TURISMO DOMÉSTICO – A agência de viagem Decolar também realizou um estudo com viajantes brasileiros para verificar os planos de viagens futuras. O levantamento avaliou a opinião de mais de mil usuários da plataforma online em maio de 2020 e o resultado mostrou que 57% dos entrevistados pretendem viajar pelo Brasil entre outubro e novembro deste ano. A região Nordeste desponta como a preferência de 42% deles, sendo Maceió (AL), Jericoacoara (CE) e Natal (RN) os destinos mais requisitados para o período.

PROTOCOLOS – Para uma retomada gradual e segura das atividades, o setor anunciou vários protocolos de segurança, como o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro” do Ministério do Turismo. A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur .

Para adquirir o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar em revogação do selo.

Estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros. (Por Vanessa Castro/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES