Pesquisa confirma que os homens estão mais vaidosos e saudáveis

De fato os homens estão mais modernos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aquela ideia de que homens devem ser brutos e desinteressados por cuidados pessoais está realmente caindo por terra. Uma pesquisa recém-concluída no Brasil, realizada pela Minds&Hearts com 414 homens entre 16 e 59 anos, aponta mudanças na forma de agir e na maneira de se comunicar e consumir do homem contemporâneo, principalmente com relação aos produtos de beleza.Cada vez mais abertos ao novo, os homens assumem que gostam de moda: 45% afirmam que tem buscado informações sobre novidades, atualidades e lançamentos. Já 30% se posicionam como vanguardistas, dizendo preferir criar coisas originais e pouco comuns a seguir modismos.  E engana-se quem acha que esse comportamento é característico de alguma classe social, na realidade ele pouco oscilou ficando em 47% para classe A, 45% para classe B e 44% na classe C.

Quando o assunto é o uso de cosméticos para o corpo os resultados são mais reveladores. Além de artigos básicos como desodorante spray, usado por 69% dos entrevistados, hidratante corporal (39%) e sabonete antisséptico (38%), outros artigos destacam-se por ter tradição feminina, tais como sabonete líquido para o corpo (28%), sabonete esfoliante (22%), hidratante especifico para os tipos de pele (18%) e até cremes para depilação (11%).

De fato os homens estão mais modernos e, no geral, a preocupação masculina tem sido maior com o rosto, 31% afirmam dedicar-se mais a face do que ao corpo (29%) e a saúde bucal (27%). Curiosamente esse comportamento se altera entre as classe sociais, já que a classe C preocupa-se mais com a saúde bucal do que a classe A em relação aos cuidados faciais. E, conforme a idade avança, os cuidados deslocam-se do rosto para o corpo (36% na faixa dos 25-39 anos contra 29% dos 16-18 anos) e concentram-se na saúde bucal na faixa entre os 40-59 anos, com 38%.

Ao consumir informações sobre produtos, tendências ou buscar indicações, as mulheres continuam sendo a principal influenciadora entre os homens de todas as idades e classes sociais, com 61% dos apontamentos. As propagandas vêm em segundo lugar, com 30%, e os profissionais da área, como cabeleireiros, esteticistas e consultores de imagem ocupam o terceiro lugar com 25%. Mas as indicações de outros homens (19%) praticamente empatam com as dicas de sites e blogs especializados no universo masculino (18%).

Aliás, para os homens entre 19 e 24 anos os blogs e sites de produtos são muito mais importantes na hora de buscar informação e orientação, chegando a igualar-se com as propagandas, profissionais da área e indicação de outros homens.

Os homens também estão  mais preocupados com a alimentação. Enquanto apenas 18% dos entrevistados afirmam não consumir nenhum tipo de alimento saudável ou funcional, 31% preferem as opções enriquecidas com vitaminas e/ou sais minerais, 24% consomem produtos light e 18% preferiram diminuir a ingestão de glúten.

Cada vez mais exigentes, eles têm cobrado das empresas respostas mais rápidas e adequadas as suas necessidades. Consideram que as marcas esqueceram que os homens são vaidosos (76%), sentem falta de mais produtos específicos para os homens (90%), rejeitam a ideia de “linhas for men”, querem marcas exclusivas (80%), embalagens diferenciadas (79%) e mais informações sobre benefícios dos produtos e formas de uso (85%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES