Pesquisa diz que maioria foi às ruas de SP contra corrupção

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, esse foi o motivo citado por quase metade dos entrevistados (47%).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Datafolha feita durante o protesto contra o governo Dilma Rousseff (PT) no último domingo, em São Paulo, constatou que a maioria dos manifestantes foi ao ato para reivindicar o fim da corrupção. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, esse foi o motivo citado por quase metade dos entrevistados (47%).

Em segundo lugar aparece a intenção de pedir o impeachment da presidente Dilma, mencionado por 27% dos manifestantes. Protestar contra o PT ficou em terceiro lugar, com 20%, e contra os políticos em quarto lugar, com 14%. Os entrevistados poderiam oferecer mais de um motivo para o protesto.

Entre os entrevistados, 82% declararam ter votado em Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial de 2014, 37% manifestaram simpatia pelo PSDB e 74% participavam de protesto na rua pela primeira vez.

Protesto pela Petrobras

Na sexta-feira, o instituto fez uma pesquisa semelhante em ato organizado pelas forças sindicais em defesa da Petrobras. Na ocasião, 71% dos entrevistados se disseram eleitores de Dilma. As principais motivações foram protestar contra perdas de direitos trabalhistas (25%), por aumento salarial para professores (22%), por reforma política (20%) e em defesa da Petrobras (18%). A defesa de Dilma foi citada por apenas 4% dos entrevistados.

No ato liderado pela CUT, 68% dos manifestantes tinham ensino superior. Na manifestação de domingo, esse número era de 76%.

A renda média do domingo era mais alta, já que 41% dos entrevistados declararam receber mais de 10 salários mínimos ante 12% no protesto da sexta-feira.

Em comum, os dois atos defenderam amplamente a democracia e criticaram o Congresso, classificado como ruim ou péssimo para 61% dos manifestantes de sexta e 77% dos manifestantes de domingo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES