Pesquisa Ibope aponta que WhatsApp teve efeito limitado no 1º turno

73% afirmam não ter recebido conteúdo negativo sobre candidatos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mais recente do Ibope/Estadao/TV Globo divergiu do que vem sendo discutido nos últimos dias e trouxe uma nova perspectiva para o debate referente a influência do WhatsApp nas eleições presidenciais. O levantamento indica que o aplicativo de mensagens teria tido um impacto limitado no resultado do primeiro turno e pode ter afetado os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) na mesma proporção. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Três em cada quatro eleitores ouvidos pelo levantamento afirmaram não terem recebido mensagens desfavoráveis a nenhum presidenciável na semana anterior ao primeiro turno. As respostas referentes a exposição a propaganda negativa no segundo turno não indicaram que um candidato tenha sido mais afetado que o outro.

Dos eleitores ouvidos pelo estudo, 73% afirmam não ter recebido conteúdo negativo sobre nenhum dos candidatos através do aplicativo. Dos entrevistados, 18% disse ter recebido críticas ou ataques contra Bolsonaro - o mesmo índice em relação a Haddad - enquanto outros 14% citaram conteúdo referente aos demais candidatos do primeiro turno.

Mesmo entre os 25% de eleitores que afirmaram ter recebido críticas ou ataques, o impacto das mensagens parece ter sido limitado. O Ibope perguntou somente a quem viu propaganda no WhatsApp se o conteúdo ajudou ou não a decidir o voto. Nesse caso, 75% disseram não, e 24%, sim. Em relação ao universo total da pesquisa, os que receberam campanha negativa pelo aplicativo e admitiram que isso influenciou seu voto são apenas 6%. 

Dentre esse universo dos 6% que foram atingidos pela campanha negativa no aplicativo, 39% afirmaram ter votado em Bolsonaro no primeiro turno, 35% em Haddad e 24% em outros candidatos, em branco ou nulo.

A maior exposição foi entre eleitores de 16 a 24 anos. Nessa segmentação, 30% admitiu ter recebido algum conteúdo negativo. Na faixa de 55 anos ou mais, apenas 15% foi exposto a esse tipo de mensagem. Entre os que cursaram até a quarta série do ensino fundamental, apenas 8% dos eleitores admitiram ter recebido ataques ou críticas contra candidatos pelo WhatsApp. O maior percentual foi entre aqueles que tem curso superior. No recorte, a taxa chega a 44%.

Difícil tirar conclusões definitivas

Inicialmente, os resultados da pesquisa podem enfraquecer a teoria de que o WhatsApp teria tido papel decisivo na decisão dos votos dos eleitores. No entanto, Marcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope, ressaltou que eles não permitem conclusões definitivas. Para ela, é possível que os eleitores tenham dado respostas mais convenientes para preservar a própria imagem. Além disso, há o fator memória: muitos não são capazes de responder com precisão sobre o que aconteceu há três semanas. Não houve avaliação do impacto de conteúdo favorável aos candidatos.

Em outra pergunta, o Ibope questionou se quem recebeu conteúdo negativo procurou checar a veracidade das informações. Nesse caso, 56% disseram que sim e 44% que não. Para Marcia, o efeito "politicamente correto" pode ter pesado nesse item. Ela afirma que é comum que entrevistados evitem dar respostas que revelem más práticas ou fraquezas.

A pesquisa

O Ibope ouviu 3.010 eleitores de 21 a 23 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR?07272/2018.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES