Pesquisa mostra distribuição dos casos e óbitos por Covid-19 no Piauí

O trabalho foi feito por quatro pesquisadores da universidade: Thatiana Araujo Maranhão, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Augusto Cezar Antunes de Araujo Filho e Vinícius Alexandre da Silva Oliveira.

Testes para coronavírus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nova pesquisa do Observatório de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Núcleo Multidisciplinar e Interinstitucional da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ressalta a distribuição espacial dos casos e óbitos por Covid-19 no Piauí, três meses após o início da pandemia no estado.

O trabalho foi feito por quatro pesquisadores da universidade: Thatiana Araujo Maranhão, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Augusto Cezar Antunes de Araujo Filho e Vinícius Alexandre da Silva Oliveira.

Mapas elaborado pelos pesquisadores para identificarem incidência de Covid-19 no estado 

A pesquisa aponta que o estado do Piauí registrou seu primeiro caso e o primeiro óbito por Covid-19 nos dias 19 e 28 de março de 2020, respectivamente, e, desde então, vem se observando aumento progressivo nas estatísticas da doença. Com isso, os pesquisadores utilizaram métodos epidemiológicos de análise espacial em saúde para o conhecimento preciso de municípios piauienses que apresentem aglomerados de altas taxas do problema.

O artigo apresenta um estudo ecológico realizado no estado Piauí, que possui 224 municípios e população de 3.273.227 habitantes (IBGE, 2019). A professora Thatiana Maranhão, do curso de Enfermagem Campus de Parnaíba, disse que foram empregadas técnicas de análise espacial em saúde, que é o geoprocessamento para se chegar até os dados.

“Essa metodologia permite uma melhor amplitude para a gente poder ver espacialmente, por meio dos mapas, onde o evento de saúde está mais presente. É muito melhor observar dessa forma do que por meio de tabelas, por exemplo. Então, é mais prático e podemos ter resultados mais rápidos. Fica melhor a visualização do problema e torna mais fácil o entendimento do leitor ao observar aquele mapa”, explica a professora sobre a escolha da metodologia pelos pesquisadores.

O professor do curso de Medicina, Campus Torquato Neto, Vinícius Oliveira, afirma que o artigo correlaciona municípios entre si para entender de que forma o movimento de interiorização se dá a partir das relações entre municípios vizinhos. “É sabido por todo mundo que existem municípios que são satélites a determinados municípios polo e a dinâmica de comércio e saúde principalmente se dá nesses locais. Esse fluxo e movimentação aumentam a incidência de casos nessas áreas mais metropolitanas”, diz o docente.

De acordo com o artigo, a finalidade de apresentar visualmente a correlação espacial local é de mostrar o comportamento espacial dos casos de Covid-19, com vistas à orientação do processo de tomada de decisão dos gestores no âmbito local, bem como para auxiliar a definição de estratégias conjuntas de enfrentamento, nas cidades citadas e municípios vizinhos.

A professora Sandra Gonçalves, do curso de Enfermagem do Campus Poeta Torquato Neto, aponta que a contribuição que o artigo traz é principalmente controlar as barreiras sanitárias. “Nosso objetivo é dar uma contribuição no controle das barreiras sanitárias. Isso é necessário para que tenhamos noção de quem entra e quem sai. Essa comunicação é extremamente importante para que possamos controlar esses vetores, por exemplo, a vigilância sanitária deve estar sempre de olho e principalmente nos sintomas que as pessoas estão apresentando, principalmente a transitar pelas áreas de maior infecção”, pontua a docente.

Ao final do artigo, os professores constataram que os municípios de maior risco para infecção e morte por Covid-19 se situam na região metropolitana de Teresina, e em algumas cidades localizadas ao norte, como Barras, Esperantina, Luzilândia, Joaquim Pires, Parnaíba, Ilha Grande e Luís Correia, sendo todas próximas à divisa com o Maranhão.

O professor do curso de Enfermagem do campus de Floriano, Augusto Araújo, recomenda o monitoramento principalmente nesses locais. “Nós observamos uma maior incidência de casos em áreas próximas à divisa com o Maranhão. Com isso, nós recomendamos o monitoramento intensivo nas regiões de divisas com a implantação de estratégias de controle com o uso de aplicativos para o possível monitoramento dos casos nas barreiras sanitárias, 24 horas”, comenta o pesquisador.

Confira o boletim



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES