Pesquisa mostra que 47% dos idosos têm vida sexual ativa

47% deles têm vida sexual ativa e 26% namoram ou ‘ficam’.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eles são independentes, gostam de tecnologia, se exercitam, trabalham e arrumam tempo para ?ficadas? e noitadas. Pesquisa do Instituto Casa 7 mostra que idosos cariocas de 60 a 75 anos, das classes A, B e C, fazem parte de uma nova geração, que rejeita o rótulo de vovozinhos.

Entre os entrevistados, 47% têm vida sexual ativa e 26% namoram ou têm ?ficantes?. ?Todos pensam que idoso não faz mais sexo, pelo contrário, eles se consideram super experientes?, conta a pesquisadora Adriana Hack, sócia do Instituto Casa 7.

O levantamento aponta ainda que 89% dos idosos são independentes e 71 %, responsáveis pelo sustento da família. Do total, 33% moram sozinhos e só 19% dependem financeiramente de alguém. ?Eles fazem tudo e não admitem serem chamados de inativos ou imprestáveis?, diz Adriana.

Um casal de Vila Isabel é a prova de que a vida na terceira idade está longe de ser monótona. Maria Helena de Sousa Silva, 58, e Martins Alípio dos Santos, 63, são casados há 30 anos e fazem tudo juntos. Há 25 anos, abriram vidraçaria no Centro para não depender de patrões ou da aposentadoria. Após o expediente, nada de ficar separado. ?Fazemos dança de salão, natação e caminhada?, ressalta a esposa.

Vigor

No amor, Maria é só elogios ao marido. Ela revela que o segredo é não deixar cair na rotina. ?Temos uma intimidade de dar inveja a qualquer casal. Digo ?eu te amo? todos os dias para ele?, afirma ela, que, para esquentar a relação, faz questão de viajar. ?Em fevereiro, fomos para Buenos Aires em lua de mel?.

Viajar, aliás, é um dos programas preferidos apontados por 62% dos entrevistados. ?Gosto muito de conhecer a cultura de outros países?, explica a psicóloga Suely Viola, 71, que tem uma alimentação saudável e pratica musculação três vezes por semana: ?Hoje tenho um vigor que não tinha aos 40 anos?.

Conectados: 62% acessam Internet mais de três vezes na semana

Por três meses, pesquisadores do instituto percorreram Zona Sul, Zona Norte e Centro para entender o novo universo dos idosos. Mais de 500 pessoas foram ouvidas. O resultado prova que não existe velhice e sim, adultos experientes.

No ranking de prioridades na vida, em primeiro lugar vem a responsabilidade, que traduz a maturidade e a experiência. ?Eles já viveram muita coisa e se sentem responsáveis pelos outros?, explica a pesquisadora. Em segundo, está a liberdade e família. Depois vem saúde e prazer. A tecnologia não está de fora.

A pesquisa mostra que 62% acessam a Internet mais de três vezes na semana, 14% usam smartphone e 26% fazem parte de alguma rede social, como Facebook e Orkut, como a secretária Aída Borges da Silva, 65. ?Adoro novidades. Converso com amigos e filho pelo Facebook?, diz ela, que evita frituras e faz caminhada todos os dias, além de musculação: ?Procuro levar vida saudável?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES