Pesquisa mostra que 71% dos professores brasileiros estão estressados

O apoio psicológico está no topo das preocupações dos professores, entre dez medidas relacionadas pela pesquisa

Pesquisa mostra que 71% dos professores brasileiros estão estressados | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento encomendado por entidades como Todos Pela Educação, Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente, e realizado pelo Ipec, revelou que pelo menos 71% dos professores brasileiros estão sofrendo com estresse devido à sobrecarga de trabalho. O estudo contou com a participação de 6.775 professores de escolas públicas municipais e estaduais de todo o país, e foi realizado entre os meses de julho e dezembro de 2022.

“Outro aspecto que nos chamou atenção é uma opinião [dos professores] de que a gestão educacional deveria priorizar, nos próximos dois anos, o apoio psicológico a estudantes e docentes”, afirma a pesquisadora Esmeralda Macana, especialista em desenvolvimento e soluções do Itaú Social.

O apoio psicológico está no topo das preocupações dos professores, entre dez medidas relacionadas pela pesquisa. Essa necessidade é lembrada por 18% dos pesquisados e fica à frente de aumento no salário dos profissionais (17%).

Pesquisa mostra que 71% dos professores brasileiros estão estressados - Foto: Reprodução

De acordo com a pesquisadora em desenvolvimento humano, Esmeralda Macana, os resultados do levantamento mostram que os professores estão enfrentando problemas relacionados ao desinteresse dos estudantes pela escola, o que foi indicado por 31% dos docentes entrevistados. Além disso, 28% dos professores apontaram que a defasagem na aprendizagem dos alunos também é um grande desafio.

Segundo a pesquisadora, esse cenário deve permanecer por um tempo em função do impacto das crises sanitária e social. “Isso gera necessidade de inovar as estratégias pedagógicas para acelerar o processo de aprendizagem”. 

Uma questão é que estudantes voltaram para o ensino presencial com dificuldades de alfabetização, e também em temas da língua portuguesa e matemática.

Risco de desânimo

Nesse contexto, as dificuldades com os conteúdos acabam desanimando os estudantes ao não conseguir acompanhar as aulas. “Eles [os alunos] também se sentem sobrecarregados e estressados, assim como os professores, tentando inovar, priorizar o currículo e buscar outras formas de motivação e de engajamento”, diz Esmeralda Macana.

Segundo o levantamento, 84% dos professores concordam que cursos presenciais formam profissionais mais bem preparados para o início da profissão. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES