Pesquisa revela qualidade dos investimentos em educação na rede municipal de Teresina

Os números registrados na pesquisa fazem parte da radiografia sobre investimentos dos municípios

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Investimento em educa??o ? prioridade na atual gest?o da Prefeitura de Teresina. Recente pesquisa da revista Multi Cidades, especializada na an?lise de finan?as municipais, divulgou os dados que comprovam a excel?ncia do trabalho realizado pelos profissionais de educa??o na rede municipal de Teresina.

Os n?meros registrados na pesquisa fazem parte da radiografia sobre investimentos dos munic?pios em educa??o no ano de 2006. A Revista publicou os dados de gasto municipal em educa??o, acompanhados de indicadores que permitem avaliar a qualidade desse investimento, tais como os ?ndices de Desenvolvimento da Educa??o B?sica (IDEB), as notas da Prova Brasil e o gasto por aluno da rede municipal.

A pesquisa, elaborada pela Consultoria Aequus, confirma o investimento racional do dinheiro p?blico na educa??o de Teresina. Segundo a pesquisa, a capital investiu um total de R$ 124.604.850,00 em educa??o no ano de 2006. Considerando os 69.830 mil alunos matriculados na rede p?blica municipal no mesmo ano, constata-se um investimento de R$ 1.784 por aluno.

Dentre as capitais, Teresina ficou na quinta coloca??o do ranking que classificou as maiores despesas em educa??o da regi?o Nordeste. Na amostra Multi Cidades, quando foram confrontados os gastos por aluno com o desempenho do Ensino Fundamental das redes municipais no ?ndice de Desenvolvimento da Educa??o B?sica (IDEB), verificou-se que maiores volumes de recursos aplicados nem sempre se traduzem em melhor qualidade do ensino.

Teresina comprovou este quadro quando se tornou refer?ncia em educa??o p?blica, ? frente das capitais que investiram mais por aluno, como Fortaleza, Recife, Salvador e Natal. Confirmando essa perspectiva, est? a pesquisa "Redes de Aprendizagem ? Boas Pr?ticas de Munic?pios que Garantem o Direito de Aprender", realizada pelo Minist?rio da Educa??o ? MEC, em parceria com o Fundo das Na?es Unidas para a Inf?ncia ? UNICEF e a Uni?o Nacional dos Dirigentes da Educa??o ? UNDIME. A pesquisa, divulgada em mar?o deste ano, mostra Teresina entre os 37 munic?pios com desempenho superior ao resto do pa?s em indicadores do ensino b?sico.

Segundo Lu?s Carlos Sales, assessor pedag?gico da Secretaria Municipal de Educa??o e Cultura ? SEMEC, na pesquisa foram analisadas a?es adotadas pelos munic?pios que garantiram o bom desempenho dos alunos, como ensino de resultados; m?todo de ensino integrado para todas as escolas do munic?pio; planejamento do ensino com a participa??o dos pais; avalia?es regulares, est?mulo ? leitura, aten??o individual do aluno, atividades extra-classe e parcerias em esportes, cultura, assist?ncia social e sa?de. "Acredito que todos os fatores abordados pela pesquisa, realizados com muita compet?ncia pela Secretaria, foram essenciais para o bom desempenho de Teresina", afirmou o assessor.

Outro ponto destacado por Lu?s Sales ? a valoriza??o dos profissionais de educa??o que trabalham na rede municipal: "A SEMEC tem investido na forma??o e qualifica??o dos professores, pedagogos e gestores da rede municipal de ensino. Aqui, damos oportunidades de curso superior e financiamento direto de cursos de p?s-gradua??o, al?m de privilegiarmos a forma??o continuada de professores e pedagogos com o objetivo de qualificar os profissionais e melhorar a qualidade da educa??o".

Para Luisa Solano, gerente de Gest?o Escolar da SEMEC, um fator a ser destacado na qualidade do ensino de Teresina ? o acompanhamento de professores e alunos feito pela Secretaria. "Os alunos do 5? ao 9? anos do Ensino Fundamental das escolas p?blicas municipais de Teresina s?o submetidos ? Avalia??o de Rede. Al?m disso, os professores podem reservar 20% da sua carga hor?ria para estudos e planejamento de aulas e, nessa nova gest?o, os diretores s?o respons?veis pelo n?vel de alfabetiza??o nas escolas, o que contribui para melhorar a lideran?a de cada gestor. Dessa forma, ganham professores, diretores e, principalmente, os alunos", diz.

Em rela??o ? pesquisa da Multi Cidades



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES