Pesquisa sobre descoberta da defesa do corpo resulta em Nobel

Bruce Beutler, Jules Hoffmann e Ralph Steinman foram os escolhidos.

Os ganhadores do Nobel de Medicina 2011. | Divulgação/Nobel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cientista norte-americano Bruce Beutler, o francês Jules Hoffmann e o canadense Ralph Steinman receberam o Nobel de medicina de 2011 por pesquisas sobre como o sistema de defesa do corpo humano reage a ameaças como vírus, bactérias e fungos. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (3) em Estocolmo, na Suécia.

Segundo o comitê do Instituto Karolisnka, o trabalho premiado este ano foi importante para o conhecimento sobre o sistema de defesa do corpo humano e quais os princípios que facilitam o seu funcionamento. Essas pesquisas possibilitaram novas formas de terapia contra infecções, câncer e doenças inflamatórias.

Beutler e Hoffman receberam o prêmio por desvendarem como a primeira linha de defesa do corpo detecta os "invasores". Esta linha é a primeira a atacar micro-organismos que entram nas pessoas e causam doenças. Para impedir a ação desses parasitas, esta linha de defesa pode provocar inflamações.

Já Steinman foi lembrado pelo Instituto Karolinska pois estudou o último estágio dessa resposta do corpo a ameaças. Ele descobriu um tipo de célula chamada dendrítica, que são responsáveis por expulsar os parasitas do corpo definitivamente.

Beutler, do instituto de pesquisa Scripps, e Hoffmann, ex-diretor da Academia Francesa de Ciências, vão dividir 10 milhões de coroas suecas. Já Steinman, membro da Universidade Rockfeller, nos Estados Unidos, vai receber sozinho o mesmo valor, que equivale a R$ 2,7 milhões.

Os próximos prêmios a serem anunciados ainda nesta semana serão o de física, química, literatura e da paz. No dia 10, serão conhecido o vencedor na categoria economia. O prêmio Nobel, a principal celebração científica do mundo, é realizado desde 1901 e foi idealizado por Alfred Nobel, o inventor da dinamite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES