Pesquisador da Cepro ganha prêmio de iniciação científica

Pesquisador da Cepro ganha prêmio de iniciação científica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mestre em economia e pesquisador da Funda??o Centro de Pesquisas Econ?micas e Sociais do Piau? (Cepro), Sebasti?o Carlos, teve seu artigo cient?fico premiado em 1? lugar no IV Semin?rio de Ensino Cont?bil do Piau?, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade. Ele que ? aluno do curso de Contabilidade da Universidade Federal do Piau? (UFPI) concorreu ? premia??o na Categoria J?nior.

Seu artigo com o tema An?lise de Desempenho Fiscal e de Gest?o dos Munic?pios Piauienses de 2006 tem como base o ?ndice de Desempenho da Gest?o Municipal (IDGM), desenvolvido pela Cepro, cujo projeto piloto est? sendo executado no munic?pio de S?o Jo?o do Arraial.

Para o presidente da Cepro, Oscar de Barros, a premia??o evidencia a import?ncia dessa nova ?tica de an?lise que consiste num mecanismo de avalia??o da administra??o municipal. Ele informou que o IDGM, cujo foco tem como base os objetivos do mil?nio, ? composto por 18 indicadores e por seis fatores de desempenho (Fiscal, Sa?de, Educa??o, Emprego, Meio Ambiente e Gest?o Participativa).

Segundo Oscar de Barros, com o IDGM, que ? um ?ndice de terceira gera??o, ser?o acrescentados mais elementos ao modo de ver o Piau?, suprindo as limita?es do ?ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), e do Produto Interno Bruto (PIB) e PIB per capita, que s?o de segunda e primeira gera??o, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES