Pesquisador piauiense descobre novo inseticida natural

O estudo, realizado em três anos, foi feito pelo pesquisador piauiense, natural de Amarante, Paulo Henrique Soares, da Embrapa Meio-Norte

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) realizou uma pesquisa ao longo de três anos na capital do Piauí, para buscar um inseticida natural que controle o avanço da praga, que tem prejudicado até 40% da produção de milho no país.

O estudo, realizado em três anos, foi feito pelo pesquisador piauiense, natural de Amarante, Paulo Henrique Soares, da Embrapa Meio-Norte, ficou comprovado que além de combater a lagarta-do-cartucho, o óleo também combate outras pragas a vaquinha – Cerotoma arcuatus, pulgão preto – Aphis craccivora e o percevejo – Crinocerus sanctus, que atacam principalmente o feijão-caupi.

De acordo com o Paulo Henrique, engenheiro agrônomo, a pesquisa trará ganhos, principalmente, aos pequenos produtores rurais com baixo custo e destaca ainda que merece relevância por ser utilizada uma planta de fácil acesso para o Nordeste.

“O produtor rural terá mais uma forma de combater as pragas que danificam uma boa parte da produção de milho. A baixo custo em relação a outros tipos de inseticidas. Para o pequeno produtor o investimento é em torno de R$ 600 e para o grande produtor Ainda mais usando matéria-prima que é nossa, da nossa terra”, destaca Paulo Henrique, que afirma que será feito espaços para a manutenção da planta.

O inseticida natural é originado de um óleo essencial extraído da planta Piper tuberculatum.

Repórter: Márcia Gabriele

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES