Pesquisadores da UFPI realizarão inquérito domiciliar sobre Covid no Piauí

Além da entrevista, será realizado coleta de amostra de sangue para sorologia a ser realizada no LACEN-PI e teste-rápido no momento da entrevista.

Pesquisadores da UFPI realizarão inquérito domiciliar sobre Covid no Piauí | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade, ambos vinculados à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN) iniciarão a coleta de dados do Inquérito sorológico de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e fatores associados em diferentes grupos etários, aprovado pelo CNPq.

A equipe da pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. Márcio Mascarenhas (86-98101-6865), e conta com a participação de pesquisadores da UFPI e mestrandos. A pesquisa conta com anuência da Secretaria Estadual de Saúde, Cosems-PI e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI.

Pesquisadores da UFPI realizarão inquérito domiciliar sobre Covid no Piauí- Foto: UFPI

Tem por objetivo estimar a soroprevalência de infecção por SARS-CoV-2 e sua associação com aspectos epidemiológicos em diferentes grupos etários.

Trata-se de um inquérito sorológico de base populacional em amostra representativa do Piauí, com entrevistas realizadas em domicílios sorteados em Teresina, Parnaíba e outras 44 cidades do estado.

A amostra é de 4.000 pessoas, que serão entrevistadas por meio de questionário padronizado. Serão obtidas informações sobre: a) aspectos demográficos individuais; b) aspectos socioeconômicos; c) sintomas potencialmente relacionados à COVID-19 nos 15 dias anteriores à entrevista, diagnóstico médico prévio de doenças relacionadas ao prognóstico da COVID-19, utilização de serviços de saúde nas duas semanas anteriores à entrevista e adoção total, moderada, leve ou não adoção das medidas de distanciamento social; d) conhecimentos, atitudes e práticas em relação à COVID-19; e) vacinação contra COVID-19; f) COVID persistente (longa) e consequências da doença.

Além da entrevista, será realizado coleta de amostra de sangue para sorologia a ser realizada no LACEN-PI e teste-rápido no momento da entrevista.

É importante que os entrevistados apresentem documento de identificação (CPF ou RG) e o comprovante de vacinação contra COVID-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES