Pessoas com autismo podem ter atendimento remoto no Piauí

Reunião discutiu a viabilidade de implantação de sistema de atendimento remoto às pessoas com autismo e suas famílias

Pessoas com autismo podem ter com atendimento remoto no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes da Associação de Amigos do Autista do Piauí (AMA) se reuniram, na quarta-feira (16), com o deputado estadual Franzé Silva (PT), para tratar sobre a viabilidade de implantação de sistema de atendimento remoto a pessoas com autismo e famílias de autistas, em áreas como medicina e psicologia.

A ideia, de acordo com a AMA e o parlamentar, é formatar parcerias com instituições públicas e privadas – como universidades, faculdades particulares e órgãos públicos – para possibilitar atendimento e acompanhamento a autistas, especialmente os que estão na fila de espera da Associação – 530, atualmente.

No caso de faculdades e universidades, uma das propostas é executar a ideia por meio das clínicas-escolas, que contam com atuação de acadêmicos nessas e em outras áreas necessárias ao atendimento dos autistas e suas famílias – inclusive na psicopedagogia –, prestando serviço de orientação a esse público.

Pessoas com autismo podem ter com atendimento remoto no Piauí - Foto: Ascom

A reunião, que aconteceu no gabinete do deputado, contou com a presidente da AMA, Teresa Ramos; a coordenadora da Associação, Rosália Sousa; a assessora de Projetos da instituição, Jahyara Costa; a estagiária de Direito, Enya Fonseca; e Jackson Alves, da Associação de Moradores da Santa Maria da Codipi (Teresina).

PROJETO DE LEI - Dentro da proposta, AMA e Franzé Silva também estudam a possibilidade de apresentação de Projeto de Lei, no âmbito da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), de autoria do parlamentar, para assegurar, normativamente, o sistema de atendimento no Estado.

“É uma demanda importante e necessária que tem total apoio do nosso mandato. Vamos tocá-la na Alepi, amadurecendo o tema e, nesse sentido, propondo uma lei específica para assegurar a medida, com ampla proteção legal, portanto”, pontua Franzé.

ATENDIMENTO NOS BAIRROS - Outra ideia discutida é a de implantação de sistema de atendimento, presencial e remoto, a autistas e suas famílias, por equipes multiprofissionais, nos bairros, com palestras, orientações, atendimento à saúde, entre outros serviços. A proposta inicial é executar um projeto piloto no bairro Santa Maria da Codipi, em Teresina.

Leis em vigor no Piauí ampliam direitos da pessoa com autismo

Franzé Silva é um dos mais atuantes deputados no Estado na propositura de leis voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre elas, estão a Lei 7.245/2019, que cria o Selo Empresa Amiga dos Autistas; Lei 7.336/2020, que autorizou o Executivo estadual a doar imóvel para a construção da sede própria da Associação dos Amigos de Autistas (AMA); Lei 7.468/2021, que obriga realização de sessões de cinema adaptadas a crianças e adolescentes com autismo e suas famílias; Lei 7.627/2021, que garante prazo de validade indeterminado ao laudo médico pericial que atesta o TEA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES