Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

"Pessoas com deficiência precisam de oportunidade", diz governador

Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

Compartilhe
Google Whatsapp

"As pessoas com deficiência precisam apenas de oportunidade", disse o governador Wellington Dias, acompanhado da secretária de Educação, Rejane Dias, e comitiva de secretários e deputados, ao participar do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência na cidade de Parnaíba, na noite de sexta-feira. O evento continua neste sábado (23).

O encontro, que acontece na Universidade Federal do Piauí, tem por objetivo a discussão de politicas públicas para pessoas com deficiência. "Acredito que o sentido de governar é cuidar de todos, mas cuidar de um modo especial de quem mais precisa. É claro as pessoas com deficiência precisam apenas de oportunidade. O nosso objetivo aqui, hoje, é dar condições - através de novas tecnologias, novas técnicas, seja na área da saúde e da educação e de inclusão - às pessoas com deficiência para que elas possam conviver melhor com outras pessoas e ter a qualidade de vida assegurada. Nós comemoramos também, com a emenda da deputada Rejane Dias, a construção do Centro de Reabilitação de Parnaíba nível 4, onde as pessoas passam a ter acesso aos serviços necessários sem precisar se deslocar à capital", declarou.

Wellington Dias durante fala no Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência  (Crédito: Francisco Leal)
Wellington Dias durante fala no Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Crédito: Francisco Leal)

A secretária de Educação, Rejane Dias, falou sobre a importância de manter a continuidade das ações voltadas à pessoa com deficiência. "Uma grande preocupação minha é com a continuação desses fóruns, que têm sido um grande sucesso porque as pessoas tiveram acesso a informações e várias políticas públicas que estavam acontecendo que muitas vezes elas até desconheciam. Elas também participam da própria construção dessas ações voltadas para área da educação, saúde, acessibilidade. As políticas setoriais e transversais precisam ser construídas com quem é realmente protagonista da ação, tanto é que a construção do próprio Ceir, a formação da Rede Estadual de Reabilitação, o Centro de Reabilitação que está sendo construído em Parnaíba são fruto disso. Nós buscamos as sugestões para construirmos juntos a Seid (Secretaria Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência), na própria pessoa do secretário Mauro Eduardo, a fim de que a gente possa continuar avançando em políticas públicas relacionadas à pessoa com deficiência no Estado do Piauí", disse a gestora que tem apoiado essa causa por meio de emendas parlamentares destinadas à realização de vários fóruns no Estado e à construção do Ceir de Parnaíba.

O fórum tem levado aos municípios do interior do estado, serviços e informações voltados para as pessoas com deficiência. Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o evento é um importante momento que leva mais informação Às pessoas com deficiência. "Esse fórum é um dos mais importantes eventos do Governo do Estado, pois é um momento onde nós temos a oportunidade de juntar a sociedade civil como um todo e não só as pessoas com deficiência, mas os entes públicos e privados, com um único objetivo: debater a política de inclusão das pessoas com deficiência em nível de Estado de forma que esse debate possa contribuir e fortalecer as ações voltadas à inclusão da pessoa com deficiência nos seus municípios", avaliou.
 
Este ano, o fórum marca também as comemorações do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que é dia 21 de setembro. Para Roselia Soares, que é mãe de uma criança autista, é uma alegria participar desse do evento. "Esse fórum que está acontecendo aqui em Parnaíba é de suma importância para a AMA (Associação de Amigos dos Autistas), para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), para os autistas e para todos os deficientes porque são portas que se abrem para nossas associações. Isso que é muito importante para nossos filhos, pois nós, mães de deficientes, sofremos muito com as portas fechadas. Aqui temos um leque imenso de oportunidades, de aprendizado e esclarecimentos sobre a questão da deficiência", afirmou.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto