Pessoas com deficiência são incluídas no mercado de trabalho

O programa surgiu no contexto da pandemia e declínio econômico e tem como proposta garantir os direitos da pessoa com deficiência

Abrace Nós | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 39 anos, Hércules Xavier, que é surdo, começou a trabalhar pela primeira vez há menos de um mês como auxiliar de escritório em um centro de distribuição, localizado no Distrito Industrial, na zona Sul de Teresina graças. 

A conquista veio graças ao intermédio do Programa Abrace Nós: Inclua e Capacite, que tem por objetivo, através da articulação entre a rede socioassistencial e intersetorial, sensibilizar e promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de ministrar palestras e cursos sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência.

Hércules conseguiu emprego através do programa(Foto: Raissa Morais)

“Depois que consegui o meu emprego, a minha vida mudou na questão da interação com os ouvintes, eu comecei a aprender algumas coisas, eles me ensinaram através da visualização eu conseguir aprender, os ouvintes me deixaram bem à vontade, então essa troca foi muito positiva. Estou muito feliz porque consegui esse trabalho, os ouvintes são diferentes do surdo, então eles têm uma comunicação, mas eles querem aprender a libras, eu ensino e temos uma troca muito boa, e eles começaram a se acostumar com algumas palavras e conseguimos ter uma boa interação”, disse Hércules, através da intérprete Erida Rúbia.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e surgiu no contexto da pandemia e declínio econômico e tem como proposta garantir os direitos da pessoa com deficiência, promovendo a inclusão social, com equiparação de oportunidades e autonomia.

Ricardo afirma que o objetivo do programa é a inclusão (Foto: Raissa Morais)

Ricardo Oliveira, coordenador do Programa “Abrace Nós”, afirma que a proposta do programa é garantir os direitos, promovendo a inclusão social, com equiparação de oportunidades e autonomia. “É um programa de mediação das pessoas com deficiência com o mundo do trabalho, ou seja, há cursos de qualificação, capacitação, oferta na seleção para vagas de trabalho e também possibilita a pessoa com deficiência exercer atividades de empreendedorismo, por conta de que muitas delas recebem benefícios e a nossa missão é mediar a pessoa com deficiência com esse mundo do trabalho, possibilitar que a pessoa com deficiência se efetive como direito de exercer a sua cidadania, seu protagonismo através do trabalho”, frisou.

Em um mês de execução, o programa tem 26 cadastros ativos. Dentre eles, de pessoas com deficiência auditiva, visual, intelectual, física e psicossocial, sendo realizados 52 atendimentos para intérprete, 24 escutas técnicas, 10 encontros de articulação, oito encaminhamentos para rede intersetorial, quatro treinamentos com a equipe, sete pessoas para cursos, dois cursos ofertados em parceria com a Fundação Wall Ferraz. Dentre as atividades do programa, destacam-se a mediação para acesso a cursos e capacitações, o mapeamento e encaminhamento para oportunidades de emprego através de parcerias com empresas e instituições, bem como acesso à rede socioassistencial, com acompanhamento de intérpretes.

Abrace Nós resgata cidadania desse segmento da sociedade

A assistente social Fernanda Farias, que integra a equipe do Programa Abrace Nós, destaca que o principal objetivo é incluir e resgatar a cidadania das pessoas com deficiência por meio do trabalho, que é uma dimensão da cidadania. “A gente vê que o mercado de trabalho está cada dia mais acirrado, que é difícil você chegar a se colocar em um processo de seleção, imagine para uma pessoa com deficiência, que são pessoas que encontraram barreiras e obstáculos a vida inteira, inclusive, para se qualificar. Nosso programa é importante por isso, porque está direcionado a dar uma atenção toda especializada para esse segmento da sociedade que é a pessoa com deficiência”, avalia.

Abrace Nós busca a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho (Foto: Raissa Morais)

De acordo com Fernanda, muitas vezes essas pessoas ficam no isolamento,  ociosas e sofrendo preconceito, então esse programa tem como foco pagar uma dívida que a sociedade tem com as pessoas com deficiência.  “É desafiador, porque a gente está nessa proposta de construir parcerias, de tentar sensibilizar as empresas a aceitar ter uma pessoa com deficiência, sabe que tem uma lei de cotas que diz que a empresa, dependendo da quantidade de profissionais que ela tem contratada, ela tem que arcar com uma porcentagem, então estamos nesse trabalho de sensibilizar a empresa a ser uma empresa inclusiva”, detalhou.

O programa atua com a elaboração e oferta de cursos, capacitações, mediações de vagas de emprego e fomento ao empreendedorismo. No site www.abracenos.pmt.pi.gov.br, as pessoas com deficiência podem  se cadastrar e acompanhar os cursos de capacitação e as vagas de trabalho disponíveis.

Programa capacita, qualifica e insere

O secretário da Semcaspi, Márcio Allan, ressalta que as parcerias são fundamentais para abranger mais pessoas. “'O Abrace Nós' é um programa de inclusão social, que capacita e inclui a pessoa com deficiência. O programa retira a pessoa da exclusão, capacita, qualifica e inclui essa pessoa com deficiência no mercado de trabalho, qualificada, capacitada para fazer qualquer tipo de atividade que uma pessoa que se diga sem deficiência consiga fazer”, destacou.

Equipe do programa Abrace Nós (Foto: Raissa Morais)

De acordo com o gestor, o foco é trazer a pessoa com deficiência para o programa, onde ela possa ser abraçada, no sentido de qualificá-la, capacitá-la e colocá-la no mercado de trabalho para poder atender as demandas que o mercado de trabalho hoje exige. “Nós temos  um leque de empresas onde a gente tem um contato quase que diário no sentido de fazer essa mediação entre Semcaspi, pessoa com deficiência e empresas”, conclui.

O Programa “Abrace Nós” fica no prédio da Semcaspi e no seguinte site www.abracenos.pmt.pi.gov.br, onde as pessoas com deficiência poderão se cadastrar e acompanhar os cursos de capacitação e as vagas de trabalho disponíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES