Petrobras decide mudar cálculo de alta do diesel

A Petrobras chegou a divulgar um aumento de 5,74%, mas recuou depois de uma determinação do presidente da República, que quis analisar e se informar sobre como havia sido feito o cálculo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras decidiu fazer ajustes na regra de cálculo do aumento dos combustíveis já no anúncio do próximo reajuste do diesel, que será divulgado no máximo até a próxima semana.

Segundo apurou o blog, na reunião desta terça-feira com o presidente Jair Bolsonaro, a estatal informou que fará mudanças na sistemática de reajuste do diesel, mas manterá a paridade com os preços internacionais.

Durante a reunião, a empresa não detalhou o impacto das mudanças no percentual de aumento do diesel.

Na semana passada, a Petrobras chegou a divulgar um aumento de 5,74%, mas recuou depois de uma determinação do presidente da República, que quis analisar e se informar sobre como havia sido feito o cálculo.

A intervenção de Bolsonaro fez as ações da empresa caírem 8% e, com isso, a Petrobras perdeu R$ 32,4 bilhões em valor de mercado.

É certo, porém, que será mantida a regra pela qual os aumentos não poderão ser feitos em prazos inferiores a 15 dias, podendo superar esse período e serem divididos em etapas.

Nesta terça-feira (16), o governo se esforçou para afastar qualquer hipótese de intervenção na política de preços da Petrobras, depois de, na semana passada, o próprio presidente ter admitido que havia mandado suspender o reajuste.

O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) disse que o valor e o momento do reajuste são decisões exclusivas da Petrobras. O porta-voz Otávio de Rego Barros foi claro ao dizer que o presidente Jair Bolsonaro começou a reunião desta terça afirmando que não queria nem poderia fazer uma intervenção na política de preços da estatal.

Segundo assessores presidenciais, a decisão inicial do presidente foi pontual e um caso isolado, a fim de que ele entendesse melhor como funciona o reajuste dos combustíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES