PF cumpre mandados contra 23 acusados por fraudes na Saúde

Ex-secretário de Cabral é 1 dos alvos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal deflagra na manhã desta 4ª feira (4.jul.2018) a Operação Ressonância, que mira esquemas de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. São cumpridos 15 mandados de prisão no Rio e 8 em São Paulo.

A ação é 1 desdobramento da operação Fatura Exposta, realizada em abril de 2017. Entre os alvos desta nova fase, está o empresário Miguel Iskin, o ex-secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes e o atual diretor-geral do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), André Loyelo. Também foi decretado o bloqueio de bens dos investigados no valor de R$ 1,2 bilhão na ação.

A operação investiga empresas envolvidas no esquema de cartelização e desvio de dinheiro no fornecimento de próteses e equipamentos médicos por meio de fraudes em licitações no chamado “clube do pregão internacional” liderado por Iskin. Segundo a PF, foi identificado 1 cartel de fornecedores que atuou entre os anos de 1996 e 2017 no Into.

Fraudes no Into

Na primeira etapa da Fatura Exposta foram presos Iskin e Sérgio Côrtes. A operação investigava fraudes em licitações para o fornecimento de próteses para o Into. Os desvios chegaram a R$ 300 milhões entre 2016 e 2017, segundo as investigações.

Côrtes comandou a secretaria de Saúde do Rio de 2007 a 2013, durante o governo de Sérgio Cabral (MDB). Ele também foi diretor do Into entre 2002 e 2006. A suspeita é que Côrtes favoreceu a empresa Oscar Iskin, da qual Miguel é sócio, em licitações. A empresa é uma das maiores fornecedoras de próteses do Rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES