PF indicia Lula por repasses da Odebrecht ao seu instituto

O ex-presidente já foi condenado nas ações do sítio de Atibaia e do triplex do Guarujá

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal indiciou, na última segunda-feira (23/12/2019), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo recebimento de R$ 4 milhões da construtora Odebrecht ao Instituto Lula. Marcelo Odebrecht, então mandatário da empresa, por sua vez, é acusado de corrupção ativa e lavagem.

O ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antônio Palocci e o presidente do instituto, Paulo Okamotto, também foram indiciados

Se a acusação for retificada pelo Ministério Público, o juiz avaliará se a denúncia reúne indícios de autoria e materialidade dos crimes contra os denunciados. A partir daí abre-se ou não uma ação penal.

De acordo com o relatório do inquérito que investigou Lula, assinado por Dante Lemos, delegado da PF, o dinheiro foi repassado ao Instituto Lula entre dezembro de 2013 e março de 2014, quando o petista já não era mais presidente.

"O montante também saiu da “Planilha Italiano”, espécie de conta-corrente de propinas que a Odebrecht mantinha com Palocci. Italiano era o codinome do ex-ministro no setor de propinas da empreiteira, chamado de “setor de operações estruturadas”.

Lula já é réu em um processo que apura se ele recebeu R$ 12,9 milhões da Odebrecht por meio das compras de um terreno que abrigaria o Instituto Lula, em São Paulo. O petista ainda foi condenado nas ações do sítio de Atibaia e do triplex do Guarujá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES