PI: Após caso suspeito de febre amarela, Sesapi anuncia medidas

Secretaria enviou equipes para o litoral

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a Fundação Municipal de Saúde informar que está monitorando um caso suspeito de febre amarela em Teresina, a Secretária Estadual de Saúde anunciou que está tomando medidas preventivas acerca do caso, com o objetivo de evitar a transmissão da doença no meio urbano no Piauí. 

O caso suspeito envolve uma criança de 9 anos de idade, que residia no interior de Minas Gerais e chegou ao Piauí com a família, que passou a residir em Parnaíba, no último dia 14 de janeiro. Os primeiros sintomas da doença começaram a surgir no dia 21 de  janeiro e a criança foi encaminhada para Teresina na última quinta-feira (26). 

De acordo com a Secretaria de Saúde, os exames na criança foram todos solicitados e encaminhados para os laboratórios de referencia que são o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) e Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) de forma emergencial.

Ainda segundo a Sesapi, foram tomadas todas as medidas preventivas acerca do caso. Além disso, a Secretaria já autorizou a borrifação nas regiões onde a paciente esteve, no caso Parnaíba e Luís correia e também, foi deslocada uma equipe de Vigilância Epidemiológica para a região. A secretaria ainda enviou mais de 5 mil doses de vacina contra febre amarela para a Regional de Saúde de Parnaíba, afim de que seja distribuídos aos municípios da região.

Caso haja confirmação do caso, a Secretaria deve prosseguir com a captura e análise laboratorial do vetor, o mosquito aedes aegypti, para detectar se há a infecção desse vetor pela febre amarela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES