PI: Cadeia de Altos reaproveita 70% do lixo produzido na unidade

Por meio desse trabalho, a penitenciária recebe o retorno financeiro que é aplicado para a compra de materiais para manutenção e reforma do local.

Cadeia Pública de Altos reaproveita 70% do lixo produzido na unidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Na natureza nada se perde, tudo se transforma”. A frase do pai da química moderna, Antoine Lavoisier, tem se aplicado na Cadeia Pública de Altos. Unindo sustentabilidade e ressocialização, a gerência da unidade penal tem trabalhado na reciclagem e descarte adequado do lixo produzido na penitenciária.

De acordo com Reginaldo Ribeiro, gerente da unidade, embalagens de plásticos, papéis e papelão são separadas pelos reeducandos e encaminhadas para uma empresa responsável pela reciclagem. Após todo o processo, a unidade recebe o retorno financeiro que é aplicado para a compra de materiais para manutenção e reforma da penitenciária. Por meio desse trabalho, a unidade já conseguiu reduzir e reaproveitar 70% do lixo.

Trabalhado na reciclagem e descarte adequado do lixo produzido na penitenciária - Foto: Divulgação

“Diariamente, os reeducandos recolhem e separam todo o material. Hoje, apenas 30% do lixo é descartado totalmente e, o restante, estamos conseguindo encaminhar para fazer o reaproveitamento. Nós temos o auxílio de uma empresa que vem coletar esses materiais e encaminha para a reciclagem”, completa o gerente da penitenciária.

Ainda segundo ele, o óleo de cozinha também é reaproveitado. “O óleo, que é gerado na preparação dos alimentos, é coletado e transformado em sabão líquido e utilizado para limpeza da unidade penal. Sabemos que o óleo descartado indevidamente polui nossos rios. Com esse trabalho, estamos conseguindo preservar o meio ambiente e gerar uma economia para a Cadeia Pública de Altos.”, afirma Reginaldo Ribeiro.

Para o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, além de ser uma iniciativa sustentável, a ação tem ajudado na ressocialização dos reeducandos. “Por meio dessa ação, conseguimos ressocializar e formar pessoas comprometidas com a proteção do meio ambiente”, finalizou o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES