PI: Chesf abre comportas de barragem e nível do rio Parnaíba vai subir

O reservatório de Boa Esperança está com 67% de seu volume útil

barragem | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, em função das chuvas ocorridas na Bacia do Rio Parnaíba, o Reservatório da Usina de Boa Esperança, localizado no município de Guadalupe (PI),  subiu de e 460 m³/s para 700 m ³/s. 

Dessa forma, o nível do Rio Parnaíba deve subir nos próximos dias. O boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), mostra que atualmente em Teresina, o nível do rio é de 2.62 metros.

De acordo com a Chesf, as comportas da usina estão liberando mais água desde às 8h por conta das chuvas na região. “A nova vazão praticada se dá em virtude do aumento da incidência de chuvas na região e da necessidade de manter-se, no reservatório, um volume de espera para controle de cheias”, esclarece a nota.

A empresa diz ainda que a situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada acima, em virtude das condições de chuvas e vazões no Rio Parnaíba.

Ainda segundo a Chesf, a situação hidrológica da região, bem como de outras bacias hidrográficas com presença de Usinas da Empresa, está sendo constantemente monitorada e toda e qualquer alteração nas vazões praticadas informará a população.

Barragem de Boa Esperança



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES