PI é o estado do NE que mais reduziu partos em adolescentes

Consideradas todas as Unidades de Federação, estamos em quinto lugar.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gravidez na adolescência é uma preocupação para os pais e órgãos públicos de saúde. Porém, no que se refere à redução do números de partos nessa faixa etária, o Piauí encontra-se em situação satisfatória.

Entre os Estados do Nordeste, o nosso é o que mais conseguiu diminuir a quantidade de partos. Consideradas todas as Unidades de Federação, estamos em quinto lugar. No período de 2000 a 2009, foram realizados 43,51% de partos a menos. Esse dado revela que o Piauí está acima da média nacional, com 34,6% de redução.

No Instituto de Perinatologia Social do Piauí, foi detectada redução das adolescentes que realizaram pré-natal de 2003 a 2009. Naquele ano, 778 meninas fizeram os exames exigidos, enquanto no ano passado esse número caiu 39%.

A média mensal de atendimentos em 2009 é de 31 adolescentes. Em janeiro e fevereiro deste ano a média se manteve em 23. Segundo o diretor do Instituto, isso deve-se tanto à diminuição geral no número de adolescentes grávidas quanto ao surgimento de novos serviços, principalmente nos hospitais de bairros, impedindo que elas venham até a maternidade Evangelina Rosa.

O Ministério da Saúde acredita que a redução nos índices estão relacionados às campanhas destinadas aos adolescentes e à ampliação do acesso ao planejamento familiar. Foram investidos R$ 3,3 milhões no ano passado em ações de educação sexual e reforço na oferta de preservativos aos jovens do país.

Em 2008 a parceria entre equipes do Programa Saúde da Família e professores da rede pública levaram conteúdos de saúde sexual e reprodutiva para a salas de aula. As ações fazem parte do Programa Saúde na Escola, existente desde 2008.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES