PI é referência para estados em ações de segurança do paciente

A ação é desenvolvida pela Vigilância Sanitária

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A experiência bem sucedida na área de Segurança do Paciente no Piauí tem repercutido em outros estados. A participação em eventos com relatos da experiência exitosa e a visita de equipes de Vigilância de outros estados mostram que o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) é referência e tem impacto direto nos cuidados de paciente nas unidades hospitalares.

Na última sexta-feira (26), por exemplo, equipe da Divisa esteve em São Luís (MA) para participar do II Seminário Estadual sobre Controle de Infecção, Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. No evento, a equipe relatou os trabalhos desenvolvidos na capital e interior do Piauí, por meio dos monitoramentos realizados nos hospitais para a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e outras ações executadas pelo órgão.

Desde 2013, a Vigilância Sanitária do Piauí tem trabalhado na sensibilização de gestores e profissionais de saúde para os cuidados e mobilização de atividades para qualificar os atendimentos na área de segurança do paciente. O esforço das equipes da Divisa tiveram grandes avanços. O número de NSP criados nos hospitais do Piauí por meio de portaria saltou de 2 para 63 após o monitoramento.

Este ano, a ação foi reforçada, com a visita in loco da diretoria nas unidades, a fim de intensificar a implantação do NSP. De acordo com diretora da Divisa, Tatiana Chaves, mais de 700 profissionais já foram treinados pela a Vigilância Sanitária para atuarem na área de Segurança do Paciente e 35 hospitais já implantaram pelo menos um dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Toda equipe da Vigilância Sanitária está muito feliz por esse avanço. Isso mostra o compromisso dos gestores e o esforço dos profissionais para a realização das ações em prol da saúde da população e melhoria da qualidade da assistência”, disse Tatiana Chaves.

O Piauí possui, em média, 2.650 estabelecimentos assistenciais de saúde, nos quais os pacientes são expostos rotineiramente às tecnologias e às intervenções de profissionais de saúde, estando sujeitos à ocorrência de incidentes. “A efetividade das ações de segurança do paciente é imprescindível no contexto da regulação sanitária, a qual representa uma importante dimensão da qualidade”, completou a diretora, que confirma a vinda da Vigilância de Roraima para conhecer as ações do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES