PI: Governo proíbe eventos em orlas de praias e avenidas no fim de ano

Os protocolos elaborados visam conter a disseminação da covid-19.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí, através da Diretoria de Unidade de Vigilância Sanitária Estadual, divulgou uma recomendação técnica com orientações para organização e participação das festividades de natal e ano novo. Os protocolos elaborados visam conter a disseminação da covid-19 e fazem parte do Pacto de Retomada Organizada no Piauí Covid-19 – PRO PIAUÍ.

O documento informa que a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, através da Diretoria de Vigilância recebeu questionamentos e solicitação de orientações para uma conduta adequada dos cidadãos de todas as faixas etárias nas vivências partilhadas durante as festividades natalinas e de final de ano, assim como tem recebido demandas de pessoas jurídicas (empresas comerciais e de eventos, logística e transporte, órgãos públicos etc.) na organização dessas festividades. Diante disso, a recomendação técnica visa regulamentar as medidas higienicossanitárias a serem adotadas pelos segmentos econômicos e população piauiense como um todo. 

Na realização das festividades de fim de ano, a medida obriga os organizadores a fornecer insumos e produtos para frequente higienização das mãos dos trabalhadores e clientes, como disponibilidade de lavatórios/pias com água e sabão/sabonete líquido, papel toalha, lixeiras com tampa e pedal, etc. e/ou álcool gel a 70% em pontos estratégicos, além de seguir o distanciamento recomendado de 2 metros entre as pessoas e só permitir o acesso dos clientes/frequentadores se os mesmos estiverem fazendo uso da máscara, que também é indispensável. 

Recomendação ténica enfatiza necessidade de medidas de higiene contra a Covid-19 em eventos (Agência RBS)

VEJA A RECOMENDAÇÃO TÉCNICA NA ÍNTEGRA AQUI

Além disso, é recomendado também a limitação de até 100 pessoas para evitar aglomerações nesses eventos, contato direto ou muito próximo de crianças e adultos com a pessoa que interpreta o personagem para realizar a tradicional “foto com o Papai Noel” e constante limpeza em superfícies mais tocadas. Ainda sobre o Papai Noel, o documento enfatiza  a necessidade da preferência aos eventos virtuais em que o Papai Noel faça as interações com as crianças remotamente. 

Em relação às festas da virada de ano, sejam elas de gestões públicas ou da iniciativa privada, a recomendação determina a proibição em vias públicas, praças, parques, avenidas, pontes, orla marinha, praias, clubes com capacidade acima de 100 pessoas etc., tendo em vista a probabilidade desses eventos angariar um grande público, contribuindo para aglomeração e potencialização da transmissão do SARSCoV-2. 

Eventos em orla de praias estão proibidos em festividades no final do ano (Meio Norte)

Celebrações religiosas 

A medida do Governo do Estado considera que as festividades de Natal é uma celebração cristã, que foi disseminada para fora do âmbito religioso, se tornando uma tradição histórico-cultural para maioria dos países do mundo com forte impacto na economia e na vida das pessoas. “As festividades de Final de Ano / Ano Novo / Réveillon se constituem em momentos de confraternização que envolvem fluxo e concentração de pessoas, sendo que no momento pandêmico torna-se questão de saúde pública evitar todo e qualquer tipo de aglomeração”, diz trecho da recomendação.

 Por isso, quanto às celebrações religiosas próprias das datas festivas, como a “Missa do Galo”, realizada pela Igreja Católica às vésperas do natal e demais comemorações pertinentes ao nascimento de Jesus, orienta-se a evitar aglomerações com controle do fluxo de pessoas/agendamento de participantes em cada evento religioso, manter o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, exigir o uso obrigatório de máscara. 

Aos grupos de risco, a orientação é de que essas pessoas optem por dar preferência a festas familiares (com pessoas do próprio convívio) e/ou com menor número de pessoas, evitando ambientes com aglomerações e maior exposição aos riscos epidemiológicos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES