PI: Governo recebe projeto de prevenção a riscos de rompimento e desastres

A experiência piloto visa capacitar os moradores instalados no entorno dos grandes reservatórios a agirem adequadamente na eminência de sinistros

Governo recebe projeto de prevenção a riscos de rompimento e desastres | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa se reuniu, na tarde desta segunda-feira (25), com uma equipe do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), para apresentação do projeto de preparação de famílias na prevenção aos riscos de rompimento e desastres humanos e ambientais no Piauí. A experiência piloto visa capacitar os moradores instalados no entorno dos grandes reservatórios a agirem adequadamente na eminência de sinistros.

“A comunidade é a mais indicada para dizer se está verificando problema na barragem antes de acontecer algo e termos que agir no depois. É um processo muito interessante e deveria acontecer antes da construção de toda barragem”, destacou Regina Sousa.

No Piauí existem catalogadas 33 barragens de médio e grande portes. O projeto do MAB vai abranger os reservatórios de Empredados e Corredores (Campo Maior) e Bezerro (José de Freitas). A população do entorno deve aprender a identificar riscos e normas de segurança, ficando preparada para executar eventuais planos de evacuação quando necessário, minimizando riscos de morte em caso de rompimento.

Governo recebe projeto de prevenção a riscos de rompimento e desastres - Foto: Portal de Campo Maior

“A gente sabe que o rompimento de uma barragem significa um risco de perda de vidas e também um desastre ambiental. Esse projeto visa capacitar essas famílias que estejam preparadas e saibam como agir”, pontuou Mariana Vieira, coordenadora do projeto.

Entre as ações previstas no projeto constam a capacitação de multiplicadores acerca dos aspectos legais às responsabilidades das entidades governamentais e da população em termos da segurança das barragens; fornecimento instrumental à população quanto aos riscos e cuidados necessários, assim como incentivar a participação popular na defesa dos direitos humanos e sociais, que dizem respeito à qualidade de vida, dignidade e direito à segurança; promoção de ações que tratam da manutenção da soberania e da segurança alimentar dos atingidos, fomentando a produção, a geração de renda e o estímulo a outros modelos renováveis de produção de energia. O prazo de execução é de 18 meses.

A comunidade também será capacitada a desenvolver ações preventivas e considerar avisos de alerta emitidos pelas autoridades, após temporais que afetem o volume das barragens. “Este movimento de conscientização de extensão à população que vive nas manchas capazes de serem atingidas num eventual rompimento é fundamental”, avaliou José Augusto Nunes, Secretário da Defesa Civil.

O projeto foi elaborado com apoio da Secretaria do Planejamento (Seplan) e será executado numa parceria da Secretaria da Defesa Civil (Sedec) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), órgão fiscalizador da segurança das barragens. “É necessária a elaboração dos planos de segurança para estas barragens, planos de ação de emergência, definir áreas de inundação que podem ser atingidos mediante possíveis riscos de rompimento. É um trabalho essencial, muito importante para todas as grandes barragens do Piauí”, avaliou Daniel Marçal, Secretário do Meio Ambiente.

“Foi um exercício da Secretaria do Planejamento de trabalhar junto com os movimentos sociais, capacitando técnicos e militantes do MAB, para que eles mesmos elaborassem seu projeto. É uma proposta de capacitação para que a população do entorno das barragens conviva com os riscos e saiba o que fazer em algum momento de necessidade”, finalizou a Secretária do Planejamento, Rejane Tavares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES