PI: Produtora cultural iniciará o mapeamento cultural em União

O Mapa Cultural é um espaço para integrar e dar visibilidade para artistas, projetos, espaços

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Instituto TIM, o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais foi migrado para uma instalação da ferramenta Mapas Culturais, resultando na plataforma Mapa da Cultura. Além de disponibilizar toda a base de dados do SNIIC, o Mapa da Cultura agrega dados de outras três plataformas criadas pelo MinC a partir do software: Museus BR, Cultura Viva e Mapa das Bibliotecas. Atividades culturais, Agentes Culturais, Atividades e espaços de bem-estar, calendários de eventos, empresas da área de cultura, Instituições gestoras, Livros, publicações, Meios de Comunicação, Patrimônio cultural imaterial, patrimônio cultural material e políticas públicas de cultura.

O Mapa Cultural é um espaço para integrar e dar visibilidade para artistas, projetos, espaços. Ele é a base de informações e indicadores do Ministério da cultura se constituindo o pilar principal do sistema nacional de informaçõese indicadores culturais (SNIIC)

"União precisa preservar e principalmente resgatar uma memória quase apagada.

Espaços que estão sucateados como a Biblioteca Pública precisa de maior cuidado e se não estivermos de olhosemana abertos se acabará. Expressões como o Coral dos Vaqueiros precisa- se de maior visibilidade.

Dentre nossos artistas locais."

"União é berço de diversas manifestações artísticas e culturais que com seu próprio talento representam a cidade por onde passam." A iniciativa da produtora é o de colocar a cidade com visibilidade no mundo todo e transformar uma cidade humana, inteligente e criativa.

"É um cadastro que se enquadra num conceito de cidade inteligente.

A adesão é bastante simples e a poderei através das informações e de forma colaborativa cadastrar todos de forma simples e democrática."

"Assim faremos co meu que a gestão possa justificar o investimento em cultura com uma demanda legitimada pela sociedade. Existe um momento de limitação orçamentária e as demandas para as outras areas como saúde e educação é sempre maior. O investimento na cultura sempre é vista como gasto mas se entendemos que uma transformação sociocultural também é importante, que isso movimenta também a cidade, haverá mais zelo quanto aos investimentos."

"Através dessa plataforma irei mapear o município de União de forma livre e colaborativa

Isso permite a gestores, agentes culturais e a todos os cidadãos conhecer, compartilhar e participar da produção cultural local.

Pretendo Cadastrar agentes culturais onde poderão divulgar seus próprios dados e programações, se inscrever em editais, se articularem.

Eventos e Espaços Culturais privados também além de pontos turísticos. Além disso, podem ser cadastrados espaços culturais como: teatros, salas de cinema, centro culturais, casas de leitura e galeria de arte, ponto de exposição e comercialização de produtos e bens culturais, entre outros. O Mapeamento cultural possui ainda um mapa geográfico no qual quem se cadastrar pode se georreferenciar."

Mapas Culturais incorpora nos processos públicos: colaboração, descentralização e uso de dados abertos e a transparência.

A plataforma tem sido disponibilizada pelo ministério da cultura.

Penso que toda gestão cultural é um campo de muito "achismos", reflexo da falta de informações. Secretarias Municipais contam com poucas informações atualizadas e em tempo real o que dificulta a formulação de políticas públicas. Nossa população tem pouco acesso a informação pública e sobre a agenda cultural do nosso município(que é quase inexistente)

É muito triste ouvi de um gestor que "os Unionenses não dão valor a isso ou aquilo". Se não existe fomento por parte do poder público não se atinge de fato nossos jovens e crianças. A criminalidade e uso de drogas vem crescendo dentro do município de União. Sem uma transformação sociocultural não teremos como resgatar nossos jovens. Sempre atuei em Teresina através dos meus projetos independentes, agora minha dedicação será União.

Minha meta é estabelecer padrões e mecanismos para que a produção cultural funcione como uma engrenagem. Isso é fundamental para a formulação de políticas públicas de acesso e fomento à produção sociocultural de qualidade.

Além disso disponibilizar informações culturais onde os próprios produtores participem.

Os Mapas Cultural além de contribuir para que gestores públicos realizem os objetivos da lei de acesso à informação também fortalece o plano nacional de cultura.

O mês de setembro foi escolhido com bastante satisfação, através do ID cultura que já tenho disponibilizado darei esse presente a União que completa 166 anos.

Além de fazer uma programação de comemoração.

Agentes culturais, donos de espaços privados e instituições serão convocados a participar do networking do Mapa Cultural União para se cadastrar. A Data será 25 de setembro. O local ainda está a ser decidido mas breve divulgaremos.

Fonte: Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES