PI: RG com indicação do tipo de deficiência poderá ser emitido na Seid

A iniciativa visa coletar informações sobre os tipos de deficiências presentes no estado, que serão inseridas em um único documento oficial, proporcionando mais comodidade e respeito para essas pessoas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), lançará nesta segunda-feira (3) o posto para a emissão da nova Carteira de Identidade Digital para Pessoas com Deficiência do Piauí.

O espaço será inaugurado na Seid, e também será assinado um termo de cooperação técnica entre as duas secretarias. A iniciativa visa coletar informações sobre os tipos de deficiências presentes no estado, que serão inseridas em um único documento oficial, proporcionando mais comodidade e respeito para essas pessoas.

Além disso, o evento contará com a entrega de algumas carteiras de identidade para pessoas com deficiência, cujas informações necessárias para a emissão do documento já haviam sido coletadas pela equipe do Instituto de Identificação Félix Pacheco. A partir da próxima semana, o instituto oferecerá a opção de incluir símbolos de identificação de deficiências no novo RG nacional, facilitando o acesso das pessoas com deficiência ao documento.

Segundo Lívia Queiroz, gerente de Ação Social do Instituto Félix Pacheco, “a Seid já é referência em serviços como a emissão da carteira do autista e dos passe livres. A abertura desse novo posto para emissão do RG proporcionará facilidade de acesso a esses serviços que garantem qualidade de vida para as pessoas com deficiência. O Instituto de Identificação entra para agregar e fortalecer nessa caminhada”.

A Seid fica localizada na Rua Álvaro Mendes, 1432, Centro/Sul, Teresina, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O atendimento para emissão do novo RG para pessoas com deficiência não precisa de agendamento.

A emissão da primeira via do RG é totalmente gratuita para a população. Já a segunda via tem o valor de R$ 21,60. Para a emissão do RG, é obrigatória a apresentação de certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de residência, CPF, laudo médico indicando o tipo de deficiência, e certidão original atualizada com selo de verificação. Documentos opcionais incluem NIT/PIS/Pasep, NH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (para homens) e cartão do SUS.

O lançamento do posto de emissão do documento na Seid ocorrerá na segunda-feira (3), às 8h30, e é aberto ao público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES