PI tem plano para 20 novos aeroportos

As obras nos aeroportos de Oeiras, Picos, Uruçuí e Floriano também deverão ser retomados este ano.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí ampliará o número de aeroportos este ano. O secretário estadual de Transportes, Alexandre Nogueira, revela que o Governo pretende começar a construir ainda este semestre os aeroportos dos municípios de Piripiri, Piracuruca, Gilbués, Bom Jesus e Paulistana. "Já retomamos as obras em Picos. No caso de Floriano, devemos concluir a entrega em 120 dias", explica Nogueira.

O maior entrave para o início das obras, diz o secretário, está na liberação das licenças ambientais. Ele destaca que o Governo está trabalhando um plano aeroviário estadual, cuja meta é construir ou reformar 20 aeroportos no Estado, dobrando a atual capacidade nessa área.

"Cada aeroporto desses terá uma importância regional. No caso de Piracuruca, é o turismo e o de Bom Jesus, são os negócios, por exemplo", ressalta. As obras nos aeroportos de Oeiras, Picos, Uruçuí e Floriano também deverão ser retomados este ano por orientação do governador Wellington Dias.

Alexandre pontua que a Secretaria Estadual de Transportes trabalha para que os aeroportos que já possuem projetos sejam incluídos no Programa de Infraestrutura (Proinfra) ou no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), do Governo Federal, acelerando assim o andamento das obras.

O aeroporto internacional de Parnaíba será inaugurado no próximo dia 13 de março, e terá a ampliação da pista de pouso em mais 450 metros, passando dos atuais 2.050 para 2,5 mil metros.

O pleno funcionamento do aeroporto abrirá portas para os estrangeiros, incrementando o turismo local, o comércio com o exterior e aumentando, consequentemente, as perspectivas de emprego e renda para a população local. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES