PI vai implantar centro de simulação médica em parceria com a Alemanha

O país europeu já assegurou aproximadamente 500 mil euros para o intercâmbio profissional.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma colaboração entre a rede de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e o Hospital Berlim de Unfallkrankenhaus (UKB), referência na Europa, irá qualificar profissionais e acadêmicos das áreas médicas de trauma e cardiologia em um centro de simulação realista em saúde. O assunto foi debatido em reunião neste sábado (23), entre o governador Wellington Dias e o coordenador estadual de de Urgência e Emergência, Telmo Mesquita.

A política de intercâmbio vai amparar e modernizar o atendimento e os serviços de resgate a vítimas de acidentes de trânsito. Instituições de referência na área a universidade de medicina de Greifswald (UMG) e a Klinikum Ernst von Bergman (EvB) fazem parte da rede alemã que vai colaborar com o centro de simulação realista.

“Já tivemos duas videoconferências com a universidade de Greifswald e o UKB, um dos maiores hospitais da Europa, localizado em Berlim. Iremos para nossa terceira videoconferência nesta segunda (25)”, informou Telmo Mesquita.

Reprodução/ Ascom

A Alemanha já assegurou linha de financiamento humanitário de aproximadamente 500 mil euros. “O objetivo é estabelecer um centro de treinamento que cubra todas as áreas do atendimento hospitalar, em manejo e tratamento do trauma e cardiologia”, explica Wellington Dias.

Lançando mão de teleconferências e telecirurgias, o centro funcionaria em conjunto com o SAMU, compartilhando a mesma estrutura. Dentre os hospitais colaboradores estão o HUT, São Marcos (HSM), Hospital de Teresina, Hospital Universitário e SAMU. Universidades públicas como a UFPI e a Uespi também estão entre as instituições que participarão do intercâmbio. O instituto do Coração (Itacor) também deverá se integrar à parceria para o intercâmbio na área de cardiologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES