Piauí apresenta taxa de escolarização no ensino superior acima da média

O índice indica que 20,8% dos jovens de 18 a 24 anos estavam matriculados em alguma instituição de ensino superior em 2019, segundo dados do

Ensino à distância | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí e a Paraíba são os únicos estados da região Nordeste que apresentaram taxa de escolarização líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos que estão no ensino superior) acima da média do Brasil (18,1%). Enquanto o Piauí apresentou 20,8% dos jovens matriculados em uma instituição de ensino, Paraíba obteve 19,3%. 

Os dados constam no Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgados nesta terça-feira (08), pelo Instituto Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. A 11ª edição do Mapa traz uma compilação de análises e dados sobre o cenário da educação superior no país a partir de informações do Censo da Educação Superior 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes a 2019.

Naquele ano, a região Nordeste registrou, aproximadamente, 1,87 milhão de matrículas no ensino superior em instituições públicas e privadas, sendo 1,42 milhão em cursos presenciais e 452 mil na modalidade Ensino à Distância (EAD). Isso representa 21,7% das matrículas do país, a segunda maior região em números de estudantes do ensino superior atrás do Sudeste.

Contudo, houve queda de 2,5% em relação às matrículas presenciais numa comparação com o ano anterior. Já a modalidade EAD registrou incremento de 29,6%. Bahia (24,0%), Ceará (17,0%) e Pernambuco (15,8%) lideram o número de matrículas na região. Sergipe é o estado com menor representatividade de matrículas do Nordeste, 4,4%.

No Brasil, de modo geral, o número de matrículas em cursos superiores presenciais e de ensino à distância (EAD), nas redes privada e pública, cresceu 1,8% em 2019. O crescimento total das matrículas na rede privada para cursos presenciais e EAD foi de 2,4%, enquanto na rede pública foi de 1,5%.

Segundo o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, o que chama atenção é que a taxa de escolarização líquida, que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos que estão no ensino superior, na faixa etária adequada, não cresce. “Mais uma vez, o documento apresenta informações preocupantes, como a baixa taxa de escolarização líquida do país, que segue distante da Meta 12 do Plano Nacional de Educação. Menos jovens no ensino superior implica em uma maior vulnerabilidade social e menos capital socioeconômico no mercado, o que deve impactar na capacidade produtiva do país no futuro”, alertou, durante evento de divulgação do Mapa.

Ensino à distância | FOTO: Reprodução

Panorama

A região Nordeste possui 594 instituições de ensino superior que ofertam cursos presenciais e 159, cursos EAD (eram 132 em 2018, crescimento de 20,5%). No Piauí, 47 instituições de ensino oferecem cursos de nível superior e 50 oferecem cursos EAD. 

O levantamento do Semesp mostra que em 2019, 102.436 pessoas estavam matriculadas na modalidade presencial e outras 33.832 na modalidade à distância no estado. 

Dados do Nordeste divulgados pelo Instituto Semesp | FOTO: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES