Piauí chega a 92,87% e supera meta de vacinação contra febre aftosa

Coordenador de Defesa Animal da ADAPI diz que pecuaristas têm compromisso em vacinar e certificar o rebanho.

Vacina contra aftosa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí conseguiu atingiu o índice de 92,87% do rebanho de bovinos e bubalinos vacinados e certificados contra a febre aftosa e superou a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que determinava pelo menos 90% do rebanho vacinado e certificado em cada fase da campanha.

Segundo o médico veterinário Gerlan Vieira de Sousa, coordenador de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), o Piaui finaliza a primeira etapa de 2022 superando meta determinada pelo MAPA. "Conseguimos atingir nesta primeira etapa a meta de 92,87% do rebanho de bovino e bubalino piauiense vacinado e certificado", declara.

Piauí supera meta de vacinação contra febre aftosa (Divulgação)

Para o coordenador de Defesa Animal, o alto índice de cobertura vacinal e certificação pode ser atribuído, principalmente, à conscientização dos pecuaristas piauienses que têm se preocupado em manter a vacinação e a certificação do rebanho e o Piauí livre da febre aftosa com vacina.

"Hoje o Piauí tem esse status de estado livre de febre aftosa com vacinação. É importante destacar que estamos traçando um plano estratégico para retirada dessa vacinação, mas até que seja feita a retirada é de suma importância esse ocmprometimento e participação dos pecuaristas de continuar vaicnando e certifiando o rebanho", afirma Gerlan.

Rentabilidade

Gerlan explica que o rebanho vacinado e certificado é mais rentável, valorizado e mais saudável. "O Piauí só tem a ganhar, a pecuária piauiense só ganha ao atingir a meta, campanha após campanha, esses índices determinados pelo Ministério da Agricultura", declara.

Campanhas

De acordo com o coordenador de Defesa Animal, no calendário de imunização tem também a campanha de vacinação contra a brucelose, feita exclusivamente nas fêmeas de bovino e bubalino que chegam à faixa de 3 a 8 meses. "Esse calendário é anual e se o animal chega a essa faixa de 3 a 8 meses deve ser vacinada em qualquer época do ano", explica.

Vigilante e criteriosa, a ADAPI também cita a vacina contra Influenza equina, que é um pré-requisito para emissão da guia de trânsito. "Dessa forma, todos os criadores que desejam transportar animais devem portar a caderneta de vacinação", comenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES