Piauí concorre com quatro projetos em concurso nacional de empreendedorismo social

Estudantes de 31 universidades concorrem à vaga de campeão nacional para avançar à prestigiada “Enactus WorldCup”, que acontece em outubro, em Pequim

Estudantes de 31 universidades concorrem à vaga de campeão nacional | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos próximos dias 17 e 18 de julho, acontece em São Paulo, o?Campeonato Nacional Enactus 2014?. O evento tem como objetivo avaliar os resultados dos esforços de estudantes universitários brasileiros que desenvolveram projetos, visando o empoderamento de suas comunidades e o aumento da qualidade de vida da sociedade. Estudantes de 31 universidades concorrem à vaga de campeão nacional para avançar à prestigiada ?Enactus WorldCup?, que acontece em outubro, em Pequim (China).

Crédito Social ? O Piauí conta com a participação de dois times universitários, que vão representar o estado com quatro projetos de empreendedorismo social. Entre eles, está o projeto AgE, uma idealização do time Enactus CEUT. Trata-se de um estabelecimento que disponibilizaauxílio financeiro e organizacional para os empreendedores de Teresina, fomentando o desenvolvimento de pequenos negócios e, consequentemente, a geração de renda e desenvolvimento empresarial da cidade. Atualmente, a AgE está em processo de expansão, cujo objetivo é levar o atendimento até os bairros de Teresina, através do trabalho itinerante, buscando novos clientes e novas parcerias.

Trabalho em Comunicade ? Outro projeto é o "Mulheres semeando o empreendedorismo", do Centro Universitário UNINOVAFAPI, que tem como objetivo gerar renda e intervir no desenvolvimento econômico e sociocultura da comunidade, garantindo um negócio bem sucedido e rentável para mulheres de baixa de Teresina. Com a criação de uma Horta Comunitária e Reformulação da Lavanderia, será potencializado e ampliado o empreendedorismo local.

Infraestrutura e Renda ? Já o projeto Reconstruir, em fase inicial, está sendo desenvolvido no bairro Satélite da cidade de Teresina e conta com o Movimento Emaús Trapeiros de Teresina, principal parceiro do projeto. Ao conhecer a associação, o time Enactus CEUT identificou a necessidade de melhorias estruturais e administrativas no local, bem como a possibilidade de aumentarem a receita mensal, através da venda direta dos materiais recicláveis ? eliminando a figura do ?atravessador?.

Campeonato Nacional

O evento é realizado pela Enactus, uma organização internacional sem fins lucrativos que conecta universidades, estudantes, profissionais e líderes de negócios em 36 países, por meio de ações que melhoram a qualidade e o padrão de vida de pessoas e comunidades. Os projetos desenvolvidos ao longo do ano são apresentados, a fim de mortar os resultados obtidos nos últimos 12 meses. O evento é reservado para convidados e será sediado no Sheraton São Paulo WTC, em São Paulo.

Os times Enactus, compostos de estudantes e professores empreendedores de instituições de ensino superior de todo o país, desenvolvem projetos e, são convidados a apresentá-los. Dos 49 times espalhados pelo país, 31 vão apresentar os resultados e os impactos de seus projetos de desenvolvimento sustentável a uma banca formada por juízes, composta por executivos das empresas apoiadoras da Enactus e parceiros. Entre elas estão o Walmart, Unilever, Nufarm, ThermoFisher, WTC, KPMG, Cargill, FCAM, entre outras grandes organizações.

?São projetos que visam o empoderamento social das comunidades, através do desenvolvimento de negócio, com a qualificação de mão de obra, capacitação e ações sustentáveis nas áreas da agricultura, educação, saúde, tecnologia, energia, água, voluntariado, e tantas outras?, explica Kleber Marins De Paulo, Presidente da Enactus Brasil.

Além do foco no desenvolvimento sustentável da comunidade, as iniciativas da Enactus para o desenvolvimento de liderança e de carreira geram oportunidades significativas para a aprendizagem e intercâmbio entre os participantes da rede, bem como o contato de alunos e ex-alunos com as empresas em busca de potenciais talentos. Os universitários participantes têm, ainda, a oportunidade de desenvolverem habilidades para se tornarem líderes conscientes no futuro.

"Os estudantes que participam dos programas Enactus são os nossos futuros líderes, executivos, empresários, políticos. Está nas mãos deles as tomadas de decisão que irão nortear para onde iremos caminhar?, explica Marins.

Ao final da competição, um time campeão nacional irá representar o País na Enactus World Cup, que será realizada em Pequim, China, entre os dias 22 e 24 de outubro deste ano. ?A Enactus possui um momento de competição, porém, quando competimos pelo bem das pessoas, todos nós ganhamos. O Campeonato é o momento de aprendizado, em que os times têm seus projetos avaliados e é possível rever as suas práticas, para sempre aprimorar o trabalho junto às comunidades.? comenta Paula Parra de Oliveira, Gerente de Programa da Enactus Brasil.

Evento internacional

Os campeonatos nacionais são realizados nos 36 países em que a Enactus opera e reúne uma oportunidade única de participar, colaborar e aprender uns com os outros. Em 2013, mais de 2,8 milhões de pessoas foram impactadas pelos mais de 6000 projetos, realizados por estudantes Enactus. Foram dedicadas, aproximadamente, 7.400.000 horas de criação e implementação das ações nas comunidades carentes.

?Essas experiências não só transformam vidas, mas auxiliam os alunos a desenvolverem seus talentos e, principalmente, a terem a perspectiva de que o foco deve ser a solução e não o problema?, conclui a Gerente de Programa da Enactus Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES