Piauí Conectado inicia em Teresina

Nos próximos meses, a fibra óptica será instalada em Teresina, com previsão de 360 pontos distribuídos na capital. Campo Maior já recebeu 26 pontos de conexão.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Wellington Dias, visitou na manhã da segunda-feira (27) a sede do Projeto Piauí Conectado, localizado no Bairro Basilar, zona Sul de Teresina. O projeto de implantação de fibra óptica saiu dos testes, com a conclusão de instalação de 26 pontos de conexão em Campo Maior. Agora, o projeto parte para uma nova fase de instalações na capital, com previsão de instalação de 360 pontos na capital.

Crédito: Francisco Leal

A Parceria Público-Privada (PPP) deve implantar 5 mil quilômetros de fibra óptica em 96 municípios do Estado e pretende suprir a necessidade dos órgãos públicos do Estado em adquirir a qualidade dos serviços prestados por meio da internet. O projeto apresenta 2,3 mil km de fibra óptica aérea e 2,1 km de fibra subterrânea. Na zona urbana de Teresina, serão 250 km de rede. 

O governador falou sobre os benefícios. “Essa conexão faz com que todos possam trabalhar de forma avançada. Ou seja, coloca na verdade, para todo o Piauí, 64 gigabytes de internet. Gera emprego e coloca o Estado de forma moderna para o desenvolvimento na área de comunicação, com alta tecnologia e alta velocidade”, afirma Wellington.

A partir de junho, mais 173 pontos prontos serão entregues para serem utilizados pela administração estadual. Emerson Silva, diretor do Piauí Conectado, disse que a internet, de qualidade, vai ajudar o Estado a fornecer serviços melhores, como telemedicina, telessaúde, teleducação e outros que poderão ser agregados à internet de alta velocidade. 

Crédito: Francisco Leal

“Vai melhorar muito a qualidade de vida do cidadão piauiense. Com a telemedicina, por exemplo, quem mora em um município distante de Teresina, poderá fazer um exame pela rede ou assistir a videoaulas sem se deslocar à capital”. 

Uma grande vantagem da fibra óptica, é que ela não sofre interferências de ondas eletromagnéticas de outras redes. Elas podem ser utilizadas nas telecomunicações e no transporte de dados, o que as torna um importante recurso para qualquer meio de comunicação atual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES