Piauí conhece experiência em bioenergia do Rio Grande do Sul

Piauí conhece experiência em bioenergia do Rio Grande do Sul

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias esteve no Rio Grande do Sul conhecendo as experi?ncias de produ??o de mat?ria-prima para biocombust?veis desenvolvidas no Estado. No munic?pio de Palmeira das Miss?es, a 380 quil?metros de Porto Alegre, a comitiva visitou as cooperativas de agricultores que, no momento, investem no cultivo de cana-de-a?car para a produ??o de ?lcool.

Ao trocar a monocultura de soja, trigo e milho pela planta??o de cana-de-a?car, as quase 20 mil fam?lias da regi?o das Miss?es uniram-se em uma grande cooperativa que hoje j? produz cinco mil litros de ?lcool por dia. Em parceria com empresas como a Petrobras e a Eletrobras, ga?chos de 63 munic?pios implantaram, h? dois anos, um sistema que incentiva a produ??o de alimentos, aliada ? gera??o de energia.

Batizada de Coperbio, o projeto conjuga esses dois objetivos apoiado na agricultura camponesa, na cria??o de postos de trabalho descentralizados e produ??o diversificada. ?Isso n?o s? nos tira da depend?ncia da monocultura, como oferece ao pequeno agricultor a possibilidade de adquirir uma renda extra?, comentou Marcelo Leal, engenheiro agr?nomo e um dos coordenadores do Coperbio.

Alguns dos diferenciais do programa de gera??o de energia limpa ? o fato das usinas estarem acess?veis a todos os agricultores e a n?o limita??o das bases produtivas. Para se ter uma id?ia, assim como no Piau?, t?cnicos e agricultores investem tamb?m no estudo da viabilidade da produ??o de mamona, pinh?o manso e semente de girassol.

?O mais importante ? termos o pequeno agricultor envolvido na produ??o de bioenergia e temos certeza de que esse trabalho realizado aqui pode ser facilmente implantado no Piau?. Estamos dispostos, inclusive, a implantar uma usina de ?lcool em solo piauiense para incentivar essa pratica. Tenho certeza que a Eletrobras deseja implantar um projeto desse porte tamb?m no Piau?, comentou Jo?o Nunes, representante da Eletrobras.

Acompanhado do superintendente de Projetos Estrat?gicos, Jorge Lopes, de um representante do Movimento dos Pequenos Agricultores do Piau?, Afonso Galv?o, do diretor-geral do Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau? (Emater-PI), Francisco Guedes, o governador falou sobre as alternativas desenvolvimentistas que o pa?s precisa adotar para anular as diferen?as socioecon?micas.

?Sempre nos preocupa o modelo de desenvolvimento para o pa?s. Esse modelo n?o pode ser qualquer um, por isso estamos trabalhando no Piau? alinhados a tr?s eixos. O primeiro deles ? a infra-estrutura, o segundo ? a minera??o e o setor de servi?os e o terceiro ? a ?rea da agricultura aliada ? produ??o de alimentos e energia. Hoje, no Piau?, j? temos 4 milh?es de hectares preparados para servir ? bioenergia. E mais, temos que acabar com esse paradigma de que s? os grandes podem produzir mat?rias-primas como a cana-de-a?car?, afirmou o governador.

Ao lembrar que no Piau? j? s?o produzidas 80 toneladas de cana-de-a?car por hectare, Wellington Dias reafirmou sua aposta no potencial de seu Estado para o cultivo e explora??o desse mercado.

De acordo com o gerente-executivo de Desenvolvimento Energ?tico da Petrobras, Mozart Queiroz, ainda h? muito o que fazer para que o setor de biocombust?veis atraia aten??o do governo e dos setores privados. ?Essa experi?ncia do Rio Grande do Sul ? importante, mas precisamos caminhar muito ainda para atestar a viabilidade da produ??o de bioenergia no pa?s. Mas estamos no caminho certo e como o apoio do governador Wellington Dias seremos, em poucos anos, refer?ncia em biocombust?veis no mundo.?

O governador Wellington Dias e sua comitiva estiveram tamb?m na cidade de Vista Alegre. Acompanhado pelo prefeito Almar Zanata, ele participou da solenidade de inaugura??o de uma instala??o complementar ? usina de ?lcool e derivados instalada na cidade. Na ocasi?o, um dos coordenadores do Movimento dos Pequenos Agricultores da regi?o, Frei S?rgio, falou em parceria entre os dois Estados.

?Esse ? um modelo que po



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES