Piauí deve vacinar mais de 600 mil animais contra raiva

Em todo o Piauí devem ser vacinados 426.436 cães e 191.209 gatos, com meta mínima de 80% de cada um.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha de vacinação anti-rábica que iniciou no Piauí neste último sábado (18) tem a perspectiva de imunizar mais de 600 mil animais. Em Teresina, o dia D da vacinação será no dia 25 de setembro.

Em todo o Piauí devem ser vacinados 426.436 cães e 191.209 gatos, com meta mínima de 80% de cada um. Não devem ser levados para a vacinação outros animais, como macaco, raposa e coelho. Os municípios têm até o dia 30 de outubro para alimentarem o Sistema de Informação (SIS- Raiva).

A vacina pode ser encontrada em postos determinados por cada município. O animal pode receber a primeira imunização a partir dos dois meses de idade. Neste caso, deve ser aplicada a dose de reforço 30 dias após a primeira. A vacina anti-rábica protege o organismo por até um ano, período previsto no calendário da Saúde.

A raiva é uma zoonose viral que pode ser transmitida ao homem através da mordida, lambedura e arranhadura pelo animal contaminado. A letalidade desta doença é certa, com chances muito próximas de 100%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES