Piauí deverá produzir gás natural e petróleo em 2017

A primeira fase de levantamentos foi concluída em fevereiro.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias recebeu, na noite dessa quinta-feira (10), diretores da Ouro Preto Óleo e Gás, que promove pesquisas na Bacia do Parnaíba em busca de gás natural e petróleo. A empresa adquiriu através de licitação junto a Agência Nacional de Petróleo (ANP), três blocos exploratórios no Piauí, uma área correspondente a 9 mil km². A primeira fase de levantamentos, concluída em fevereiro, trouxe resultados animadores.

“Essa é uma bacia com potencial muito grande de produção de gás e óleo. Isso eleva as perspectivas de que a gente possa vender esse gás a preços interessantes  que possam recuperar os nossos investimentos”, relatou Rodolfo Landim, diretor da empresa.

A bacia do Parnaíba é a quinta maior produtora de gás natural no Brasil. A Ouro Preto já investiu cerca de R$ 30 milhões em coleta e processamento de dados. No Piauí, as pesquisas mais avançadas se concentram nos municípios de Floriano, Nazaré e São Francisco. As sondagens revelaram possíveis reservas de gás a mil metros de profundidade no subsolo piauiense, um diferencial importante para redução dos custos de exploração. O governador Wellington Dias determinou à equipe de governo a adoção de todas as providências necessárias para antecipar a perfuração dos poços. A extração de gás e petróleo deve começar em 2017.

“Vamos trabalhar junto à ANP para antecipar a perfuração dos poços no Piauí. Nos dispomos ainda a encontrar uma modelagem de parceria com o grupo Ouro Preto. Daremos todo apoio porque é uma estratégia para o desenvolvimento do Piauí” pontuou Dias.

A produção de gás é uma alternativa de incremento na arrecadação estadual, atração de novas empresas no estado, além da geração de empregos. Os diretores da Ouro Preto elogiaram a postura do governo para superar entraves burocráticos que retardam o andamento do processo de instalação.  Participaram da reunião o presidente da Gaspisa, Evaldo Lira, o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, o superintendente de Meio Ambiente, Carlos Moura Fé, o secretário de Reforma e Regularização Fundiária, José Osmar e o secretário de Mineração, Luís Coelho. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES